Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

É a partir desta segunda-feira, 28, que uma extensa programação vai contemplar do espectador ao artista tocantinenses com a realização da I Temporada Popular de Teatro, uma produção da Spatium Arte e Cultura, por meio do Instituto Social do Tocantins (Isto). Até o dia 09 de outubro, 11 companhias de teatro de várias regiões do Estado se dividirão em apresentações em escolas públicas da Capital e no Memorial Colunas Prestes. Haverá ainda a realização de capacitações. Mais de 100 artistas estão envolvidos diretamente no evento.

“O Palhaço no Picadeiro” abre a programação da I Temporada Popular de Teatro Tocantinense, nesta segunda-feira, às 10h30, na Escola de Tempo Integral João Beltrão. Voltado ao público infantil, especificamente às crianças de 4 a 10 anos, o roteiro visa ao desenvolvimento da criatividade a partir do universo do palhaço buscando o resgate de valores humanos. Com músicas de roda ressaltando as cantigas de infância, malabares, mágicas e pequenas esquetes, o espetáculo convida o público a se divertir.       

A programação da Temporada Popular de Teatro Tocantinense foi pensada pelo Isto de forma a envolver todas as faixas etárias e classes sociais e levá-las à reflexão e valorização das artes cênicas e, consequentemente, dos talentos locais, bem como ao alcance quantitativo do público pelos locais das apresentações, estrategicamente espalhados por toda a cidade.  “É a democratização das produções culturais do Estado que não são vistas, às vezes, por falta de fomento. Não é preciso apenas que o poder público faça isso. Basta pensarmos nos mecanismos que temos e executar as ações”, disse o representante do Isto, Nival Correia.

Conhecimento

Os espetáculos encerram no dia 05, mas a programação da Temporada Popular de Teatro Tocantinense se estende até o dia 09/10, com a Semana de Capacitação. Serão oito oficinas ministradas por atores e produtores culturais, que visam à formação de crianças, adolescentes e jovens para as artes cênicas. Alunos de oito escolas serão atendidos com as oficinas.  “Onde já existe a iniciação teatral vamos reforçar as técnicas de base. E naquelas em que ainda não houve contato com as artes cênicas vamos ministrar todos os conceitos básicos. Um dos objetivos da temporada é disseminar essa ‘sementinha’ do teatro nos adultos de amanhã para que eles criem gosto pela arte, seja apreciando ou atuando”, explicou o produtor cultural Ronie Duarte, que ministrará uma das oficinas.

O projeto é idealizado pelo ator e produtor Nival Correia através da Spatium Arte e Cultura, conta com o apoio da MZN Filmes, Agência Municipal de Turismo e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, através do Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, e da Secretaria de Cultura do Tocantins via Prêmio Funcult Arnaud Rodrigues 2013, de Apoio ás Artes Cênicas no Tocantins.

Programação:

Dia: 28/09 (Segunda)

Espetáculo: – O Palhaço no Picadeiro

Hora: 10h30

Local: ETI Rural João Beltrão

Dia: 29/09 (Terça)

Espetáculo: Divergências

Hora: 10h00

Local: ETI Rural Luiz Nunes

Dia: 29/09 (Terça)

Espetáculo: As Galinhas de Sá Marica

Hora: 14h30

Local: ETI Rural Aprígio Thomaz

Dia: 30/09 (Quarta)

Espetáculo: A Caixa

Hora: 10h30

Local: ETI Rural Marcos Freire

Dia: 01/10 (Quinta)

Espetáculo: – Dois Idiotas

Hora: 9h00 

Local: ETI Rural Sueli Reche

Dia: 01/10 (Quinta)

Espetáculo: Pedra Canga

Hora: 14h30

Local: ETI Padre Josimo

Dia: 02/10 (Sexta)

Espetáculo: Zé

Hora: 19h30

Local: Memorial Coluna Prestes (Espetáculo de rua – Apresentação em frente ao Memorial)

Convidado especial

Espetáculo: “Língua Preza”

Hora: 20h30  

Local: Teatro Sesc Palmas – Ingressos: 20,00 inteira – 10,00 meia

Dia: 03/10 (Sábado)

Espetáculo: A Cantora Careca-

Hora: 19h00

Local: Memorial Coluna Prestes

Convidado especial

Espetáculo: “L!ngua Preza” – Cia Cenaberta de Teatro

Hora: 20h30

Local: Teatro Sesc Palmas – Ingressos: 20,00 inteira – 10,00 meia

Dia: 04/10 (Domingo)

Espetáculo: Casos Insanos

Hora: 18h00

Local: Memorial Coluna Prestes

Espetáculo: O Pequeno Príncipe

Hora: 20h00

Local: Memorial Coluna Prestes

Espetáculo: L!ngua Preza (escreve assim mesmo)

Hora: 20h30

Local: Teatro Sesc

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

05/10 (Segunda)

Espetáculo: “O Celular e Eu”

Hora: 14h

Local: Memorial Coluna Prestes

II Encontro do Teatro Tocantinense

Hora: 14h30

Local: Memorial Coluna Prestes