Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva  A Fecoarte uniu cultura popular, gastronomia e artesanato regional em um só lugar A Fecoarte uniu cultura popular, gastronomia e artesanato regional em um só lugar

Completando 27 anos no próximo dia 5 de outubro, o Tocantins tem grandes avanços para comemorar, principalmente na área da Cultura, onde o Governo do Estado está investindo em um amplo processo de resgate e valorização. Implantada pelo governador Marcelo Miranda em maio de 2015, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vem ampliando o diálogo, fomentando a cultura e cumprindo compromissos com a classe artística do Tocantins.

Há cinco meses à frente da pasta, o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, ressalta os avanços na área. “Estamos buscando ações estruturantes na área da cultura, que perpassem os quatro anos de Governo. Atendendo à determinação do governador Marcelo Miranda estamos resgatando a autoestima dos agentes culturais do Tocantins, democratizando a gestão cultural e nos aproximando dos agentes”, afirmou o secretário que já percorreu parte do Tocantins por meio da Caravana da Cultura, uma ação que tem o objetivo de ouvir as demandas e estreitar os laços com a classe artística. A caravana já percorreu os municípios de Guaraí, Colinas, Araguaína, Natividade, Paranã e Gurupi.

Diversas ações também estão sendo criadas para fortalecer a classe artística, como a instalação da Plataforma Mapas Culturais, uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Estado da Cultura sobre o cenário cultural tocantinense. O objetivo é cadastrar todos os agentes e equipamentos relacionados à cultura, promovendo o diálogo e a difusão do cenário cultural tocantinense.

A Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato (Fecoarte), que desde 2012 não acontecia, foi retomada pela pasta. O evento movimentou, em sua 11ª edição, R$ 240 mil na comercialização de produtos e aconteceu no mês de setembro, simultaneamente ao 9º Salão do Livro. Na ocasião, mais de 80 artistas regionais selecionados pela secretaria fizeram parte da programação do Salão e da Fecoarte.

Outro projeto de sucesso implantado por essa gestão é o Projeto Yoga nos Museus, que oferece aulas gratuitas de yoga, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Prestes. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca promover a ocupação e a interação com os espaços urbanos da capital, Palmas, de forma saudável. Mais de 500 pessoas já participaram da ação.

O processo de construção do Plano Estadual de Cultura, que busca a efetivação de políticas públicas permanentes para a área da cultura, foi retomado. A Secult disponibilizou a minuta do plano para consulta pela Internet e em breve deverá votá-lo durante a 4ª Conferência de Cultura, a ser realizada de 15 a 18 de outubro, que contará com a participação de delegados dos 139 municípios, classe artística e sociedade.