Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 1° Encontro para Discussão e Análise das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual, acontece nessa quarta-feira, 07, às 8h, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). A proposta é debater e propor modelos climáticos que permitam a definição de cenários agrícolas futuros, com a participação de representantes de instituições governamentais do Tocantins e de outros estados, além de produtores rurais e interessados sobre o tema.

No Tocantins são 16 estações meteorológicas automáticas e convencionais, em diversos municípios do Estado, que enviam informações sobre temperatura do ar, precipitação, umidade relativa do ar, dentre outras, automaticamente, para a central do Inmet em Goiânia (GO). Essas estações são do Inmet, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seagro, para a operacionalização e manutenção das mesmas.

Para a engenheira agrônoma e gerente de Agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho Gomes, a agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos. “Conhecer o comportamento do clima de uma região, ter acesso a um maior número possível de informações agrometeorológicas é muito importante para que o empresário rural faça intervenções apenas quando necessário, economizando assim recursos naturais e financeiros”, explica a gerente.

Na oportunidade, a Secretaria da Agricultura fará o lançamento do Portal da Agrometeorologia que visa subsidiar constantemente o produtor rural, desde o planejamento, decisões sobre plantio, entre outros, baseado nas informações meteorológicas coletadas nas Estações. Os produtos gerados serão disponibilizados na página da Seagro e por app (plataformas android e IOS).

O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Programação

08h às 08h50 - Inscrição e abertura

08h50 às 09h40 - Palestra: Tendências do Clima - Dr. Gilvan Sampaio/INPE, São Paulo/SP

09h55 às 10h45 - Palestra: Impactos e Tendências Futuras do Aquecimento Global na Agricultura Brasileira.    Dr. Eduardo Delgado Assad, Embrapa Inf. Agrop. Campinas/SP

10h45 às 11h05 - Palestra: Atividades do Plano ABC-TO.  Fernando Fernandes Garcia - Gerente de Des. Tecnológico e Coordenador do GGABC-TO

11h05 às 11h35 - Debate

11h35 às 11h50 - Lançamento do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico da Seagro                   

11h50 - Encerramento.