Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de debater e propor modelos climáticos que permitam a definição de cenários agrícolas futuros, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza na próxima quarta-feira, 07, o 1° Encontro para Discussão e Análise das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual. O evento acontece no auditório da Seagro, com inicio às 08h, com a participação de representantes de instituições governamentais do Tocantins e de outros estados, além de produtores rurais e iniciativa privada.

Conhecer o comportamento do clima de uma região é fundamental para a atividade agrícola, pois permite o planejamento das atividades no campo e auxilia na tomada de decisões. Segundo a engenheira agrônoma e gerente de agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho Gomes, a agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos. “É necessário ter acesso a um maior número possível de informações agrometeorológicas para que o empresário rural faça intervenções apenas quando necessário, economizando assim recursos naturais e financeiros”, explica a gerente.

Na oportunidade, a Secretaria lançará o Portal da Agrometeorologia que visa subsidiar o empresário rural no processo de planejamento e tomada de decisão agrícola, baseado nas informações meteorológicas coletadas nas Estações do Estado. Os produtos gerados serão disponibilizados na página da Seagro e por app (plataformas android e IOS).

Estações agrometeorológicas

No Tocantins são 16 estações meteorológicas automáticas e convencionais, em diversos municípios do Estado, que enviam informações sobre temperatura do ar, precipitação, umidade relativa do ar, dentre outras, automaticamente, para a central do INMET em Goiânia/GO.

Programação

08h às 08h50m - Inscrição e abertura

08h50m às 09h40 - Palestra: Tendências do Clima - Dr. Gilvan Sampaio/INPE, São Paulo/SP

09h40m às 09h55m - Intervalo para lanche

09h55màs 10h45m - Palestra: Impactos e Tendências Futuras do Aquecimento Global na Agricultura Brasileira.    Dr. Eduardo Delgado Assad, Embrapa Inf. Agrop. Campinas/SP

10h45m às 11h05m - Palestra: Atividades do Plano ABC-TO.  Fernando Fernandes Garcia - Gerente de Des. Tecnológico e Coordenador do GGABC-TO

11h05m às 11h35 - Debate

11h35m às 11h50m - Lançamento do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico da Seagro                   

11h50m - Encerramento dos trabalhos da manhã.

Foto sugestão de legenda: No Tocantins são 16 estações meteorológicas automáticas e convencionais, em diversos municípios.