Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, acompanhada da mãe do governador Marcelo Miranda, Marly Miranda recebeu para um café da tarde nessa sexta-feira, 09/10, no Palácio Araguaia, a diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Também estiveram mulheres que venceram a doença por meio do diagnóstico precoce e que deram depoimento sobre o tratamento da doença e o trabalho da liga. A reunião busca dar visibilidade ao outubro rosa e à importância do autoexame e diagnóstico precoce na prevenção do câncer de mama.

“A conscientização é a melhor forma de redução dos casos de câncer de mama e como mulher e vice-governadora, defendo essa causa juntamente com a Liga Feminina, que desenvolve um brilhante trabalho em prol desta causa”, destacou Claudia Lelis, lembrando que uma boa alimentação, atividades físicas, aliado exames anuais são fundamentais para evitar a doença.

O aleitamento materno também é uma das formas de se evitar a doença e vem sendo defendida a instituição do dia nacional do aleitamento materno, pela deputada federal Dulce Miranda, na Câmara Federal, e já teve aceitação unânime dos parlamentares. Essa ação é mais um passo na prevenção da doença, destacou Claudia durante conversa com as mulheres pressentes.

A vice-governadora também destacou que irá intensificar as ações neste mês, juntamente com a Liga Feminina, seja através de palestras de orientação, visitas a hospitais, ou através de parceria com institutos particulares de diagnostico e imagem, para um mutirão que irá intensificar os exames de mamografia aqui na Capital.

Após o café as representantes da Liga se reuniram no gabinete da vice-governadora onde apresentaram as demandas e as principais necessidades para o trabalho da instituição. “ O apoio do governo do estado é fundamental e agora tendo a vice-governadora ao nosso lado vamos conseguir intensificar nossa ações e isso irá refletir diretamente na vida das mulheres que nos procuram”, disse a presidente da Liga, Edneide Pontes.

Participam do encontro também às secretárias de estado Meire Carreira (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), cel. Patrícia Amaral (Trabalho e Assistência Social), kênia Borges (subsecretária de Comunicação), Elisângela Cardoso (reitora Unitins), além de representantes da sociedade civil organizada, imprensa, empresas e também colaboradores do Governo do Tocantins.