Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Marabá foi um fenômeno eleitoral na eleição passada Marabá foi um fenômeno eleitoral na eleição passada

A enquete realizada pelo site Conexão Tocantins, colocada no ar em meados de agosto e finalizada nesta sexta-feira, 16,  mostra um cenário indefinido para as eleições do próximo ano em Palmas/TO. A sondagem mostra a opinião de internautas com relação à preferência para a disputa da Prefeitura de Palmas e apresentou 10 nomes de pretensos candidatos ao pleito.

Com 153 votos, em primeiro lugar, correspondendo a 23,46% do total de 652 votos dados na enquete, ficou o atual prefeito da capital, Carlos Amastha (PSB) que buscará reeleição. O prefeito passa por um momento delicado da gestão no qual enfrenta resistência de setores da sociedade civil além de estar no centro de questionamentos, críticas e até acusações com relação a corrupção na gestão da capital.

Na disputa apertada com Amastha e diferença de apenas 25 votos a menos vem o ex-deputado estadual e presidente do PV, Marcelo Lelis com 128 votos, correspondendo a 19,63% do total. O pevista já declarou a intenção de ir para a terceira disputa à Prefeitura da capital e tenta reverter sua situação na justiça eleitoral que o declarou inelegível no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

A enquete aponta ainda o cinegrafista e animador de TV, Aguinaldo Pereira da Silva, o Marabá em terceiro lugar com 78 votos, correspondendo a 11,96% da preferência dos internautas. Ele foi candidato a deputado federal pelo PHS ano passado e caiu no gosto popular. Naquela oportunidade ele conseguiu mais de 7,5 mil votos a custo zero. Da votação dele 6.763 votos foram somente em Palmas. Pelo desempenho eleitoral que teve, em razão do ínfimo investimento, Marabá ganhou o título de fenômeno eleitoral das eleições do ano passado e nos bastidores circula a informação de que ele pretende na verdade disputar uma das 19 cadeiras da Câmara de Vereadores.

O senador e presidente estadual do PSDB, Ataídes Oliveira ficou em quarto lugar na sondagem com 66 votos (10,12%), seguido pela deputada federal e presidente do Democratas do Estado, Dorinha Seabra Rezende, tida por alguns como um nome de expressão para as eleições de 2016 e capaz de bater o prefeito. Dorinha foi a escolha de 63 internautas (9,66%).

O ex-deputado estadual Sargento Aragão, que comanda o Pros no Estado, veio em seguida na preferência dos que votaram na enquete com 59 votos (9,04) seguido pelo ex-prefeito da capital, Raul Filho (PR) com 50 votos (7,66%).

Do PMDB, o deputado federal e ex-governador Carlos Gaguim teve 24 votos (3,68%), o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) conseguiu 21 (3,22%) e por último o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, conhecido como Fabiano Parafusos com (1,53%) da preferência de internautas.

A enquete é um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica relacionada à segmentação e metodologia. A votação foi online e cada internauta pôde votar uma vez através do perfil no Facebook.