Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta edição do encontro, estão presentes representantes de 22 municípios

Nesta edição do encontro, estão presentes representantes de 22 municípios Foto: Elizeu Oliveira

Foto: Elizeu Oliveira Nesta edição do encontro, estão presentes representantes de 22 municípios Nesta edição do encontro, estão presentes representantes de 22 municípios

Os moradores dos municípios da região central e do Jalapão participaram nesta sexta-feira, 16, da sétima oficina de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. A abertura do encontro que vai definir as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos foi feita pelo governador Marcelo Miranda, na Escola Estadual de Tempo Integral Meira Mattos, em Aparecida do Rio Negro. Na ocasião, o governador também assinou ordem de serviço para melhoramento das rodovias vicinais da região e obras para o município de Aparecida.

Para Marcelo Miranda, a metodologia de trabalho para elaboração do PPA, baseada na participação popular, se concretizará em ações que atenderão as principais demandas dos municípios tocantinenses. “O nosso trabalho se baseará nas prioridades apontadas pela população. Essas demandas não resultarão em apenas um documento, mas em ações práticas. O PPA que estamos discutindo com vocês faz parte da nova cultura de gestão dos recursos públicos implantada neste governo”, ressaltou.

Para o prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorim, as oficinas contribuirão para o planejamento da região. "Nós temos muita alegria em participar das discussões do PPA, porque aqui temos a oportunidade de apresentar nossas demandas, dentro dos eixos que estão sendo discutidos. Reconheço aqui os esforços do governador em melhorar a qualidade de vida da nossa população", apontou.

Presente no encontro, a secretária municipal de Assistência Social de Lajeado, Lucivania de Paula, destacou que a elaboração do PPA tem se mostrado democrática. "A grande vantagem é o planejamento com a participação geral da comunidade. Aqui colocamos as demandas do nosso município, as nossas propostas e as nossas expectativas. Esperamos que elas sejam consolidadas em ações concretas nos municípios", ressaltou.

Ordem de Serviço

Durante o evento, foi anunciada a assinatura da Ordem de Execução de serviços, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (Dertins) para melhoramento nas rodovias vicinais em cinco municípios: Aparecida do Rio Negro, Monte do Carmo, Palmas, Porto Nacional e Silvanópolis. As obras contarão com um investimento de R$ 8.275.374,36 e integram o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, as obras serão realizadas em locais previamente definidos pela população. "O governador está levando para os municípios as discussões que consolidarão o Plano Plurianual do governo, com a participação da sociedade civil organizada. As obras do PDRIS também seguem este modelo de gestão e são realizadas para atender às necessidades da população tocantinense", ressaltou ao lembrar que, posteriormente, outros municípios também serão beneficiados pelo Programa.

Também foram assinadas ordens de serviço para construção do portal de entrada do município, construção da Praça da Bíblia, reforma da Feira Coberta e da Praça do Setor São Domingo. Todas as obras serão executadas no município de Aparecida do Rio Negro.

Encontros

Esta é a penúltima edição dos encontros que discutirão a elaboração do PPA 2016-2019. O último encontro reunirá os representantes da região centro-oeste, no município de Lagoa da Confusão, na próxima segunda-feira, 19.

Nesta edição do encontro, estão presentes representantes de 22 municípios: Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Rio Sono, Santa Rosa, Santa Tereza, São Félix, Silvanópolis e Tocantínia.