Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Paulo Mourão (PT) receberá nesta segunda-feira, dia 19, às 18h30, no Theatro 4 de setembro, em Teresina-PI, a medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, que é a mais alta comenda do Estado. O convite foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que foi contemporâneo do deputado tocantinense no Congresso Nacional. No convite feito a Mourão, o governador piauiense destaca o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Paulo Mourão “pelo engrandecimento da Nação Brasileira, buscando a igualdade social e trabalhando para o desenvolvimento de nosso País, nossa Região e, em especial, do Estado do Piauí” assinala.

Paulo Mourão declarou que ficou bastante honrado com a homenagem recebida, dada a importância que a outorga da medalha representa para os piauienses. A medalha foi instituída em 31 de Março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975.

A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham tornado-se dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí. Ou seja, uma homenagem às pessoas que, durante sua história de vida, contribuíram com o desenvolvimento do Estado.

A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa. Este ano serão comemorados os 193 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Adesão do Piauí à Independência do Brasil

O movimento pela Independência do Brasil culminou na Batalha do Jenipapo, considerada uma importante parte da história do Brasil, que mostra os ideais de liberdade e luta dos piauienses. O fato ocorreu dia 13 de março de 1823, às margens do riacho do mesmo nome, mas é sabido que poucos livros de história narram o ocorrido. É considerada uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na Guerra da Independência do Brasil, onde os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino.

A proclamação da Independência do Brasil aconteceu em setembro de 1822. Porém, na então província do Piauí, os produtores de gado e a burguesia comercial ainda estavam ligados a Portugal. Enquanto Parnaíba (Norte) se declarava livre, o Sul do Estado permaneceu sob o domínio dos colonizadores. A total adesão à independência aconteceu em janeiro de 1823.