Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira turma de vereadores começou a receber capacitação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), em parceria com a União dos Vereadores do Tocantins (UVET). A capacitação atende às reivindicações dos vereadores feitas durante a edição 2015 do Programa Agenda Cidadã. Na oportunidade os parlamentares solicitaram por mais conhecimento sobre os sistemas eletrônicos do Tribunal.

Foram apresentados aos vereadores e representantes o Cadastro Único (CADUN), pelo servidor Eli Ramos e Silva; Sistema Integrado de Auditoria Pública/SICAP, pela coordenadora de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, Najla Mansur Braga; o Sistema de Comunicação Processual/SICOP, pelo servidor Marcus Barbosa Pinto; e o Portal e-Contas pelo conselheiro substituto Moisés Vieira Labre.

O presidente da União dos Vereadores, Elson Ribeiro dos Santos, de Tocantinópolis, agradeceu a presença de todos os presentes e afirmou que as atividades são de relevante importância para o fortalecimento do mandato de vereador, “e para isso dependemos de ações conjuntas entre UVET e TCE/TO e outras instituições”, disse.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, agradeceu os vereadores por terem atendido ao convite do TCE/TO e da UVET para a oficina e enfatizou que as maiores fiscalizações dos gastos públicos não são feitas pelos Tribunais, mas, sim, pelas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e pelo Congresso Nacional.

Representando o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Marcus Marcelo de Barros Araújo, o assessor José Denisson avaliou que o encontro vem para auxiliar os vereadores nas atribuições de fiscalizar e, até mesmo, fortalecer o mecanismo de controle.