Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira Genésio Tocantins Genésio Tocantins
  • Dorivã

Convidada pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) para ser parceira na programação cultural dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a Secretaria Estadual da Cultura vai realizar shows com os artistas tocantinenses Tambores do Tocantins, Dorivã e Genésio Tocantins. De acordo com a organização, as apresentações serão abertas somente para convidados indígenas. De acordo com a organização, as apresentações são abertas somente para indígenas e convidados.

Os artistas vão se apresentar no Festival Internacional da Cultura Indígena, que acontece de 20 a 22 de outubro e integra a programação dos Jogos. De acordo com o secretário de Cultura, Melck Aquino, desde o início a pasta se mostrou interessada em contribuir com um evento cultural e esportivo tão importante para os povos tradicionais. “A Secretaria da Cultura tem um olhar de reconhecimento e respeito pela cultura e costumes dos povos indígenas e é com grande prazer que estamos promovendo o intercâmbio cultural entre o público dos Jogos e os artistas da nossa terra”, afirma.

O grupo Tambores do Tocantins sobe ao palco na noite desta terça-feira, 20, e faz uma participação especial durante apresentação musical da atração nacional, Hamilton de Holanda. O compositor e cantor Dorivã se apresenta nesta quarta-feira, 21, em conjunto com o Ponto de Cultura Meninos do São João, um projeto social que ensina música e percussão a jovens da zona rural de Palmas. Segundo o músico, será um momento único pois será a primeira vez que povos tradicionais do mundo inteiro se encontram. “Nosso show vai levar a nossa cultura, ritmos, identidade e raízes tocantinenses para esse caldeirão, esse mosaico cultural”, explica.

Quem encerra as apresentações do Festival no dia 22 é o músico Genésio Tocantins que cantará clássicos da música regional e também participa de momentos em cima do palco junto à cantora Margareth Menezes.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígena, que acontecem em Palmas de 23 a 31 de outubro, são coordenados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), e conta com o apoio do Governo Federal, Organização das Nações Unidas (ONU), Governo do Tocantins, Prefeitura de Palmas e sociedade civil.