Parte da programação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a Feira Mundial do Artesanato Indígena une arte, música e cultura dentro da Vila Olímpica aonde acontece o evento. A Feira, que conta com a exposição de artefatos indígenas e com apresentações musicais de artistas locais, é uma parceria entre Sebrae e Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
Um dos objetivos é divulgar a cultura de diversas etnias para valorizar costumes, crenças e a arte do povo indígena, além de promover o intercâmbio cultural. Os visitantes poderão prestigiar as apresentações dos músicos tocantinenses Keila Lipe, Josifran Melo, Braguinha Barroso e Toninho Borges e se encantar com o espetáculo cênico Zé, do grupo teatral A Barraca Cia de Artes, que revela a poesia de José Gomes Sobrinho.
Segundo o secretário da Cultura, Melck Aquino, essa é uma das inúmeras parcerias de sucesso entre a pasta e o Sebrae. “Estamos interessados em parcerias que venham enriquecer, fortalecer e valorizar a cultura e o artesanato tocantinense e que promovam o intercâmbio entre os povos tradicionais e os artistas locais. Nesse ponto a parceria com o Sebrae é de fundamental importância para um evento dessa magnitude”.
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são uma realização do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Tocantins, da Prefeitura de Palmas e da sociedade civil. O evento acontece de 23 a 31 de outubro.
Programação
24/10
17 horas
Josifran Melo
25/10
17 horas
Braguinha Barroso
19h30
Keila Lipe
30/10
17 horas
Toninho Borges
31/10
17 horas
Espetáculo Zé