Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante o encontro com o Governador a embaixadora Liliana Ayalde reforçou o interesse conhecer melhor os setores da economia do Estado

Durante o encontro com o Governador a embaixadora Liliana Ayalde reforçou o interesse conhecer melhor os setores da economia do Estado Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho Durante o encontro com o Governador a embaixadora Liliana Ayalde reforçou o interesse conhecer melhor os setores da economia do Estado Durante o encontro com o Governador a embaixadora Liliana Ayalde reforçou o interesse conhecer melhor os setores da economia do Estado

Um encontro na manhã desta sexta-feira, 23, estreitou ainda mais a parceria institucional entre o Tocantins e os Estados Unidos. Tratou-se de reunião entre o governador Marcelo Miranda e a embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Liliana Ayalde, no Palácio Araguaia, onde foram discutidos projetos que fortalecem, entre outros setores, a educação do Estado, a infraestrutura de logística e o agronegócio.

Marcelo Miranda ressaltou as potencialidades do Tocantins, em especial a região do Matopiba e a proposta que o Estado tem em transformar a região em um importante celeiro agrícola brasileiro, que favoreça a redistribuição de renda local. “Temos que nos empenhar não só para o crescimento da região que compõe do Matopiba, que é de extrema importância para a economia nacional, mas também ter como objetivo melhorar a qualidade de vida da população envolvida na produção”, afirmou.

A embaixadora Liliana Ayalde reforçou o interesse em estreitar as parcerias com o Tocantins e o desejo de conhecer melhor os setores da economia do Estado. Na ocasião, ela também solicitou um esboço das ações que seriam pertinentes aos intercâmbios comerciais. “Já temos parcerias com o Tocantins, mas gostaria de conhecer cada vez mais para futuras relações comerciais”, ressaltou. A proposta é que seja feita uma agenda comum entre a Embaixada e os secretários de Estado para buscar estreitar essas relações.

Matopiba

Durante a audiência, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, destacou os potenciais da região como a última fronteira agrícola em expansão do mundo. De acordo com ele, a região tem se destacado pelos recordes consecutivos de produção de grãos, que atualmente representa cerca de 10% da produção do Brasil. O Tocantins representa 37,95% da área total, com 27,7 milhões de hectares.

Para o desenvolvimento ainda maior do Matopiba, Marcelo Miranda destacou, a parceria dos estados que compõem a região, para recuperação da infraestrutura logística, por meio da pavimentação de toda a região facilitando o escoamento da produção. Ele também apresentou à embaixadora a importância da Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Araguaia-Tocantins e o desafio de interligar esse corredor multimodal para agilizar a saída da safra para os principais portos do Brasil.

Participantes

Participaram da reunião, a vice-governadora do Estado, Claudia Lelis; o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco; o secretário de Estado da Agricultura, Clemente Barros; o secretário-geral de Governo, Herbert Brito; o secretário da Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção; a secretária de Estado da Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga; o secretário de Estado da Comunicação Social, Rogério Silva e o procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale. Os respectivos participantes fizeram uma breve explanação do trabalho desenvolvido em suas pastas.