Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a finalidade de fornecer apoio e promover a segurança de atletas, turistas, delegações estrangeiras, chefes de Estado, organizadores e o público em geral, que participarão da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece em Palmas, no período de 23 de outubro a 1º de Novembro de 2015, a Secretaria de Estado da Segurança (SSP), instalou uma delegacia de polícia dentro da vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, com o intuito de facilitar o atendimento a possíveis ocorrências no complexo dos jogos.

Para tanto foi criada uma Comissão de Segurança e Defesa Civil, presidia pelo secretário de Estado da Segurança Pública, César Roberto Simoni de Freitas, que conta com a participação das demais forças de segurança a nível federal, estadual e municipal, especificamente para reforçar a segurança dos Jogos e garantir que tudo transcorra dentro da normalidade.

Além da delegacia, equipes do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE)  atuarão no controle de eventuais tumultos ou distúrbios que possam vir a ocorrer ou em situações que seja necessário o uso de força tática e moderada, bem como promover a segurança e escolta de Chefes de Estado como a da Embaixadora americana e funcionários da embaixada que a acompanharão. Outra frente de atuação da Polícia Civil será do Setor de Inteligência que integrará Centro de Monitoramento dos Jogos Mundiais Indígenas, em parceria com as demais forças de segurança, acompanhando a chegada das delegações e demais participantes do evento.

Durante todo o período dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o efetivo de policiais civis da Central de Flagrantes será reforçado, a fim de melhor atender a população da Capital. A delegacia que está instalada no Complexo dos Jogos, contará diariamente com uma equipe completa de policiais civis, além de todo o aparato de uma delegacia de polícia. 

Conforme o delegado Geral da Polícia Civil, Roger Knewitz, o órgão está empenhado em proporcionar segurança à população e participantes, para que os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas possam transcorrer dentro da mais perfeita harmonia e tranqüilidade. “A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, em parceria com as demais forças de segurança tem dado todo o suporte humano e técnico-operacional, necessários para que os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas possam transcorrer com segurança para todos os atletas, turistas, organizadores, delegações estrangeiras e o público em geral que irão prestigiar esse grande evento”, ressaltou.  

O cronograma de ações da Secretaria da Segurança Pública também prevê, de acordo com a necessidade o deslocamento de policiais civis de municípios do interior do Estado para dar suporte operacional às equipes, que estarão diretamente envolvidas na segurança dos JMPIs. Conforme a SSP, a Polícia Civil disponibilizará aproximadamente 70 policiais, que ficarão inteiramente à disposição do evento internacional durante todo o período de realização das festividades.

Além do efetivo humano, a Secretaria da Segurança Pública também cedeu 58 itens, tais como cadeiras, armários, mesas, computadores, dentre outros equipamentos e mobiliário, para montar e estruturar o Comitê Inter tribal – Memória e Ciência Indígena.