Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Mobilizações que chamam atenção para o diagnóstico e prevenção ao câncer, principalmente o de mama, estão sendo realizadas nos hospitais do Estado durante o Outubro Rosa.

No Hospital Geral de Palmas (HGP) as ações são direcionadas a pacientes e servidores e para mobilizar ainda mais pessoas, a enfermeira Maria Diniz Nunes tem ministrado palestras de conscientização. “Em nossas palestras temos levado informações, incentivado as mulheres a fazer os exames preventivos e a se cuidar, se amar e ter uma vida saudável. Recentemente, realizamos na Secretaria da Fazenda uma palestra para mais de 50 mulheres e contemplamos também a Secretaria do Meio Ambiente com a temática”, informou.

Na semana passada o HGP recebeu a visita especial de voluntárias da Liga de Combate e Prevenção ao Câncer, de Paraíso do Tocantins, que presentearam as pacientes oncológicas com lenços. Na oportunidade, as voluntárias levaram mensagem sobre a importância do autocuidado e proporcionaram momentos de alegria as pacientes. 

Deusinei Sousa Lima, que está em tratamento, parabenizou a equipe de voluntárias pela iniciativa. “Sinto-me gratificada, principalmente nesse momento em que estamos em tratamento”, comenta.

Já a colaboradora do serviço de oncologia, Vera Lúcia Lopes, disse que as parcerias possibilitam “momentos que auxiliam na melhora da autoestima dos pacientes, principalmente das mulheres”.

Na região do Bico do Papagaio, o Hospital Regional de Xambioá (HRX) também preparou uma programação especial com distribuição de panfletos educativos, orientações das equipes multiprofissionais e palestras.

Segundo o diretor geral, Ramon Barros Rocha, é importante que as mulheres se conscientizem sobre a necessidade do autoexame e detecção precoce. “Para lembrar a data, todos os servidores estiveram envolvidos e o hospital foi decorado para chamar atenção para prevenção”, destacou.

Já o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, de Porto Nacional, está comemorando o Outubro Rosa com distribuição de laços cor de rosa e entrega de folders educativos aos servidores, pacientes e acompanhantes, ilustrando a luta contra o câncer de mama.

Outra unidade que também aderiu ao movimento foi o Hospital Regional de Paraíso (HRP), onde os servidores decoraram os diversos espaços com frases de efeito.