Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aumento no número de casos de suicídio em Arraias motivou o Ministério Público Estadual (MPE) a recomendar ao prefeito da cidade, Cacildo Vasconcelos, que implante políticas e campanhas de prevenção do suicídio no sistema de saúde municipal. Segundo o promotor de Justiça da Comarca de Arraias, João Neumman Marinho da Nóbrega, desde o último mês de Agosto, foram noticiados 3 casos de suicídio na cidade.

No documento, a promotoria também sugere que o município implante estratégias que possam detectar situações de risco de suicídio, como uma linha SOS, por exemplo.

O prazo concedido para que o município informe, por escrito, se concorda com o cumprimento da recomendação, é de dez dias.

Saúde Pública

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, já que mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos, o suicídio pode ser prevenido, principalmente com o estudo e a divulgação do tema, já que as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas.