Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Neste domingo (25), aconteceram as eleições internas do PT em todo do Brasil. É o processo extraordinário de eleição direta (PEDEX).

No Tocantins, houve eleição em 68 municípios, totalizando ao final do processo, 80% dos municípios tocantinenses com Diretórios do PT.  Todos os filiados puderam participar da escolha de seus dirigentes. Seja votando (filiados a pelo menos seis meses), sendo votado ou mobilizando os companheiros e companheiras.

De acordo com o presidente estadual do PT - Júlio César Brasil, o PedEx  é momento festivo, de alegria. E, que os movimentos sociais e populares, associações, sindicatos, lideranças religiosas e sociais, foram convidados a participar deste momento tão importante para o Partido dos Trabalhadores.

“Diferente dos demais partidos, no PT os Diretórios são legitimamente eleitos pelos filiados locais de forma democrática e festiva. Portanto, dia 25/10 foi dia de vermelho, para que todos saibam que estamos fortalecidos para as lutas de hoje e do futuro”, afirma o presidente Júlio César.

Entenda

Os dirigentes do PT são eleitos por meio do voto direto dos filiados e filiadas através do Processo de Eleição Direta, (PED). Dois anos após o PED, é realizado um processo extraordinário de eleição direta (PEDEX), para que os municípios que não tenham eleito sua direção, tenham uma nova oportunidade de constituir um Diretório.

O município precisa ter uma Comissão Provisória que ficará responsável por organizar o PEDEX e receber as inscrições das chapas e candidatos.

A Comissão Provisória é uma instância de direção temporária, nomeada pela Direção Estadual para organizar o PT até que os filiados e filiadas possam eleger, através do PEDEX, um Diretório para o Município (evento que aconteceu no último domingo).