Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Nesta terça-feira, 27, a partir das 20 horas, no Teatro Sesc Palmas, acontece o lançamento do CD Piraquê - Um Novo Ritmo Tocantinense, e a gravação do DVD homônimo do músico Lucimar Pereira dos Santos. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e terá a participação especial do cantor e compositor Tom Cleber e das dançarinas Grazielle Aguiar e Lays Martins. 

Segundo Lucimar essa etapa tem uma nova motivação profissional. “Esse trabalho é desafiador, e foi motivado pelo desejo de inovar e abrir fronteiras à música genuinamente tocantinense, considerando a riqueza musical do povo brasileiro e todas as suas influências” disse.

Lucimar nasceu no estado do Maranhão, mas logo se mudou para o Tocantins. O cantor que lançou seu primeiro CD no ano de 2004, residiu por mais de 20 anos em São Paulo, retornando para o Tocantins em 2011, quando gravou seu segundo álbum.  O Piraquê é o quinto CD lançado pelo músico.

O Piraquê

As músicas que integram a discografia do CD Piraquê - Novo Ritmo Tocantinense, são de autoria do intérprete Lucimar, com exceção de uma única faixa que feita em parceria com o poeta e músico Júlio Teixeira, de Porto Nacional. O álbum recebeu apoio do prêmio de gravação no Edital Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Palmas e traz um mix de ritmos tocantinenses como a sússia, a jiquitaia e a catira, aliados ao fino compasso da MPB.