Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Com o objetivo de fortalecer a política de assistência social, foi encerrada na noite dessa sexta-feira, 30, a X Conferência Estadual de Assistência Social, que debateu assuntos pertinentes para a implementação e consolidação do Suas de vez, rumo a 2026. Foram quinze propostas encaminhadas para a etapa nacional. O encontro deste ano é histórico, pois coincide com as comemorações dos 10 anos do SUAS.  

Ao longo de dois dias de encontro, temas relacionados à Conferência foram estudados, debatidos em grupos, sistematizados e deliberados para que as gestores, trabalhadores, conselheiros e usuários possam garantir a ampliação dos direitos sociais. Na pauta contaram: o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos e benefícios e transferência de renda no território; o Pacto Federativo e a consolidação do Suas; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática

Para o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-TO), Amilson Rodrigues, o encontro é de grande relevância para o Tocantins. “Durante a Conferência deliberamos e avaliamos a politica de assistência social no contexto do pacto federativo e definimos prioridades para a construção do Plano Decenal de Assistência Social, e também elegemos os 40 delegados que representarão o Estado este ano na X Conferencia Nacional, em Brasília”, frisou o presidente.

De acordo com a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, o evento demonstrou o compromisso do governo com a política estadual voltada para a população. “Todos os participantes puderam expor suas opiniões dentro da regra democrática que foi estabelecida para nortear a Conferência. Foram dois dias de muito trabalho, mas conseguimos atingir nossos objetivos. Realizamos as discussões, os debates, escolhemos as propostas e discutimos os encaminhamentos que serão levados para a Conferência Nacional”, explicou.

A professora e conselheira municipal de Assistência Social de Colinas, Luiza Gomes de Abreu, se mostrou satisfeita em participar do evento e avaliou como positiva a Conferência. “Achei que o encontro foi muito proveitoso, tivemos a oportunidade de debater as nossas propostas que foram discutidas na etapa municipal”, disse

A X Conferência Estadual de Assistência Social contou com a presença de 380 representantes entre poder público, membros da sociedade civil, delegados, entidades, trabalhadores e usuários do Suas.