Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

A oficina para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de municípios tocantinenses, promovida pelo programa Capacidades, do Ministério das Cidades teve início nesta quarta-feira, 04, no auditório do Bloco III da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O evento é fruto de uma parceria entre Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento regional, Urbano e Habitação (Sedruh) e Ministério. 

O objetivo da oficina é oferecer uma metodologia para implementação da Política Nacional e dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana nos municípios. Para isso, o Ministério, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) está promovendo a capacitação, no sentido de promover a integração entre os diferentes meios de transporte nas cidades.

De acordo com o secretário da Sedruh, Aleandro Lacerda, os planos de mobilidade são importantes para os municípios por trabalharem a sustentabilidade, através da economia de riquezas e recursos naturais. “Implementar planos de mobilidade urbana promove uma melhora da qualidade de vida nas cidades como um todo. Isso passa também pelo desafio de realizar mudanças culturais”, ressalta. 

“A Política Nacional de Mobilidade Urbana visa promover uma melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território dos municípios. Por isso, priorizamos outras formas de transporte como o transporte coletivo e não-motorizado e esperamos difundir esses conhecimentos para os municípios tocantinenses”, explica o diretor de Cidadania e Inclusão Social da Semob, Marco Antônio Vivas Motta. 

Oficina

Segundo a conselheira do Plano Diretor de Gurupi, Cristina Denonato, a capacitação é uma forma de agregar mais conhecimento para seguir as orientações na nova lei de mobilidade urbana. “O nosso município ainda é pequeno e se for crescendo com um ordenamento urbano adequado, terá menos problemas relacionados à mobilidade urbana no futuro”, explica.  

O evento segue até essa quinta-feira, 05, na UFT. O público alvo são prefeitos e gestores municipais e estaduais, mas também podem participar representantes da sociedade civil atuantes no setor de mobilidade. A oficina discutirá assuntos como a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), o Caderno de Referência para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) e o Controle e Participação Social na elaboração e implementação dos Planos de Mobilidade.