Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Paixão de Cristo 2015 foi um sucesso, momentos de muita emoção e aprendizado sobre a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo. Para reviver tais lembranças, a Cia Art’Sacra preparou o DVD Paixão de Cristo 2015, que será lançado no próximo sábado, 07, com sessão às 20 horas, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, em Palmas. A entrada é franca e, além da exibição de um resumo do vídeo, de cerca de 30 minutos, a programação contará com homenagens especiais e sorteio de brindes.

De acordo com o presidente da Cia Art’Sacra, Valdeir Santana, a edição 2015 da Paixão de Cristo será exibida em dois vídeos, sendo o primeiro o espetáculo  com 1h25 e o segundo os bastidores da montagem, com making off da produção com 30 minutos no total. O objetivo é permitir que o público possa levar a produção para os seus lares, reviver e expandir o alcance da mensagem. “A cada edição, estamos plantando novas sementes e cultivando aquelas que já fazem parte da Companhia”, considera Valdeir Santana.

Segundo Valdeir, o conteúdo do material aborda como acontecem os trabalhos nos bastidores, com atores, ensaios, cenários, conta com um resumo da história e dedicação de todos para que o espetáculo aconteça. “Estou muito feliz com a produção do DVD da Paixão de Cristo 2015, ficou muito rico em detalhes e emocionante. Poder levar para as pessoas em seus lares a História da Paixão de Cristo é uma das propostas a cada ano com a gravação do espetáculo. É muito gratificante, poder permitir que crianças, jovens e adultos revivam e levem para casa a mais bela História de amor que o mundo já conheceu”, complementa.

Espetáculo

A 13ª Paixão de Cristo trouxe como tema “uma Paixão feita por muitos”, aconteceu no dia 3 de abril de 2015, na Praça dos Girassóis em Palmas, foi prestigiada por mais de 10 mil pessoas e contou com a participação de 308 pessoas no total, dentre elenco, equipe técnica e produção. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Palmas, que cedeu 70% dos recursos financeiros para a produção do espetáculo, e do Governo do Estado, que cedeu a Praça dos Girassóis.

Considerada a maior produção teatral do Tocantins e uma das maiores do País, a peça teatral, a peça teatral pretende enfatizar a reflexão da mensagem da Salvação deixada por Jesus Cristo, que conduz a uma vida mais justa e fraterna, baseada nos princípios cristãos, independentemente da denominação religiosa.

Montagem

A 14ª edição da Paixão de Cristo já está sendo preparada e estreia no dia 25 de março de 2016, em local que ainda será definido. As inscrições gratuitas para voluntários – elenco, figurantes, técnica e produção – já estão abertas pelo site oficial da Cia Art’Sacra – ww.artsacra.com, no link Cadastro, Paixão de Cristo 2016.

História

 A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione em Palmas – Tocantins. Os objetivos, dentre outros, é proporcionar aos integrantes um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e sua capacidade de criar e interpretar.

A Cia de Teatro Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação.