Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Gustavo Lima

Foto: Gustavo Lima

A deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) usou a tribuna da Câmara dos Deputados  na tarde desta quarta-feira, 11, para reforçar as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” e ainda, chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata.

A tocantinense começou seu discurso relatando um depoimento postado nas redes sociais por uma de suas secretárias parlamentar, que aos 33 anos, enfrenta o câncer de mama.  Com o texto intitulado “Eu me Toquei, Toque-se também”, a jovem alerta sobre a importância da prevenção. “Além de emocionante, achei oportuno dividir com os nobres colegas e com todos que nos escutam neste momento, pelo fato do foco deste depoimento ser a prevenção. O câncer de mama não escolhe idade, não escolhe classe social, e como disse essa jovem, é o tipo de coisa que a gente sempre acha que nunca vai acontecer conosco, a gente sempre acha que só acontece com a mãe de uma amiga, com a vizinha, com a colega de trabalho, mas nunca conosco! Então, vamos nos tocar sim e ficar atentas ao câncer de mama”, reforçou Josi.

Para Josi, as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” são importantes para a prevenção e diagnóstico precoce tanto do câncer de mama quanto para o de próstata, mas a parlamentar reforça sobre os cuidados com a saúde, durante todo o ano. “Nós encerramos o mês de outubro, que é conhecido como Outubro Rosa, e iniciamos o Novembro Azul, que é outro mês de processo de conscientização, só que agora dirigido aos homens, no que tange a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Eu quero, então, aproveitar, ao terminar o meu pronunciamento, e fazer um alerta: independente do gênero, vamos nos cuidar, vamos manter os exames em dia, vamos nos prevenir, porque saúde é fundamental e a prevenção é vida!”, alertou a deputada.