Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Uma das doenças psiquiátricas mais comuns é a depressão, com cerca de 121 milhões de casos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão estima que entre os anos de 2020 e 2030, a depressão será a doença mais frequente em todo o mundo.

Para informar a população sobre a doença e as formas de tratamento, a Liga Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Unirg (Lapsi) deu início hoje, 12, à  2ª Semana de combate à depressão. As atividades começaram com uma palestra na Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva.

Segundo a presidente da Lapsi, Nathallia Ivana Araújo Nogueira, os números de casos de depressão aumentam a cada ano e é necessário extinguir o preconceito e a falta de informação. “Acreditamos que essa ação potencializará o atendimento às vítimas do transtorno de humor, livrando-as da mira do preconceito e permitindo o resgate da autoestima e da própria identidade. O objetivo é encorajar as pessoas a não sentirem medo de assumir a doença e iniciar o tratamento”.

Até a próxima semana serão realizadas palestras em escolas, panfletagens, visitas às igrejas e lar de idosos. No dia 17 será realizada uma palestra para professores com o médico psiquiatra Moysés Chaves, na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa e, no dia 18, o médico irá falar sobre o tema “Vencendo a Depressão”, no auditório do Sesc, para a comunidade em geral.

Durante as palestras e ações educativas serão abordados temas como: o que é a depressão, consequências, formas de tratamento, sintomas, indicações sobre como procurar atendimento adequado.

Cronograma de atividades 

 Sexta-feira (13/11) 

17h30 – Panfletagem no Parque Mutuca

Sábado (14/11)

17h30 – Panfletagem no Parque Mutuca

Domingo (15/11)

06h00 – Maratona Sesc

15h00 – Visita ao Lar dos Idosos

19h00 – Visita a  igrejas

Segunda (16/11) 

8h00 – Palestras no CEM Bom Jesus

Terça (17/11)

10h00 – Palestra no CEM Ary Ribeiro Valadão Filho

17h00 –Palestra com os professores - Dr.Moyses na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa

Quarta (18/11) 

8h00 – Palestra na Escola Estadual Joaquim Pereira

19h00 – Palestra “Vencendo a Depressão”: Auditório do Sesc