Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação de Prefeitura de Gurupi

Foto: Divulgação de Prefeitura de Gurupi

A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose é celebrada anualmente na semana do dia 10 de agosto e a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e em parceria com o Governo do Tocantins está realizando ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

As ações acontecem simultaneamente em todas 15 UBSs, durante toda esta semana com palestras e panfletagens com folhetos que explicam informações gerais como: transmissão e sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

“Estas ações são muito importantes para conscientizar a população! Em cada UBS estamos focando principalmente na forma de prevenção, porque somos a ponte de informações entre a saúde municipal e a comunidade. Somos a linha de frente, então se ensinamos sobre a limpeza dos quintais para eliminar o mosquito palha, evitamos inclusive que doença se espalhe e chegue até nossas UBSs”, explicou Edson Cardoso, coordenador dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

A leishmaniose visceral em humanos é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, uma das principais doenças negligenciadas do planeta, pois ocorre com maior frequência em populações socialmente mais vulneráveis, principalmente em crianças. É uma doença grave e que pode levar à morte se não for tratada oportuna e adequadamente. Por isso, essas ações da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose ocorrem em todo país e em Gurupi, elas seguem até a terceira semana de agosto.

“Por meio destas ações, nós estamos estimulando atividades educativas e preventivas; promovendo debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose e principalmente envolvendo a comunidade em todo processo. Cada UBS escolheu, durante esta semana, a data certa de promover as palestras e a panfletagem. Isso, fora outras ações que a Prefeitura de Gurupi está desenvolvendo no combate à doença, como o encoleiramento de cães, por exemplo. Nossa meta é deixar Gurupi livre da leishmaniose e contamos com o apoio de toda população para isso”, afirmou Luana Nunes, secretária de saúde de Gurupi.