Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A ampliação do sistema de tratamento de esgoto de Palmas ganha nova etapa nesta quinta-feira, às 7h30, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Taquari. A solenidade contará com a presença do prefeito Carlos Amastha, do gerente Regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, André Alexandre Coelho, de autoridades e comunidade local.

A unidade se une às ETE Santa Bárbara e Santa Fé, já em atividade, e amplia a capacidade de atendimento da região sul da Capital beneficiando diretamente mais de 100 mil moradores. As três estações de tratamento têm capacidade de tratar 60 litros de esgoto por segundo, devolvendo 100% do efluente tratado para o meio-ambiente.

No setor Jardim Taquari a Odebrecht Ambiental | Saneatins realiza ainda as obras para finalização da rede coletora de esgoto na Quadra T-21, com conclusão prevista para o fim deste mês. Já receberam rede as quadras T-23 e T-22 e já foi implantado o coletor-tronco que levará todo o efluente para tratamento na ETE Taquari. A última quadra no setor a receber obras semelhantes será a Quadra T-20 com data para finalização dos trabalhos em janeiro de 2016.

São 290 quilômetros de redes coletoras que atenderão os bairros Taquari, Santa Bárbara, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto. A expansão faz parte do plano de investimentos da Odebrecht Ambiental | Saneatins para a ampliação e modernização dos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto na Capital.

Para o prefeito Carlos Amastha, a rápida expansão traz consigo um salto na qualidade de vida para os moradores da cidade. “A universalização do nosso saneamento básico é o ponto principal para garantir mais saúde e qualidade de vida para o palmense. Nossa prioridade máxima foi fazer tudo isso de forma rápida", explicou Amastha.

Eficiência e modernização

Para o Gerente Regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, André Alexandre Coelho, a entrega da estação de tratamento mostra a forte parceria com o poder público. “Juntamente com as redes coletoras a entrada da ETE Taquari em atividade traz uma nova etapa de modernidade para o trabalho de coleta e tratamento de esgoto em Palmas. A concessionária e a Prefeitura têm conseguido manter firme a parceria em prol do benefício à população.", afirma Coelho.

Para Coelho, a busca pelas metas de coleta e tratamento de esgoto são atingidas com qualidade e proteção ambiental. “Damos um grande passo para garantir cada vez mais o atendimento e a ampliação dos serviços na Região Sul mantendo todo o nosso compromisso. Todo o efluente é tratado e devolvido ao meio-ambiente de maneira segura”, comentou Coelho.