Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Igor Rafael superou adversários e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso T 38

Igor Rafael superou adversários e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso T 38 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Igor Rafael superou adversários e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso T 38 Igor Rafael superou adversários e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso T 38

Com três medalhas (uma de ouro e duas de bronze), os estudantes do Tocantins começaram muito bem as competições das Paralimpíadas Escolares. O evento, realizado em Natal/RN, reúne cerca de 700 atletas, entre 12 e 17 anos, de 24 estados, do Distrito Federal e do Reino Unido. As Paralimpíadas Escolares seguem até esta próxima sexta-feira, 27, com modalidades como Atletismo, Natação, Bocha, Goalball, Judô, Tênis de Mesa, Tênis em cadeira de rodas e Futebol de 7.

Pódio em três modalidades do Atletismo, a delegação tocantinense demonstra que está preparada para a maior competição paralímpica escolar do Brasil. “Nossa delegação é pequena, mas de uma força muito grande. Isso é importante porque mostra que nossos alunos podem se superar diante de sua deficiência. Para mim isso já vale mais do que medalha de ouro”, destacou Adriene Batista, treinadora de Atletismo.

No primeiro dia de competições, Sara Araújo Lima ficou com o bronze no Salto em Distância, categoria T 37 (atletas com paralisia cerebral, não cadeirantes), assim como Akila Vitória Pereira Leite, na categoria T 13 (atletas com deficiência visual). “A emoção de representar o Tocantins é muito grande. Para mim é uma coisa muito especial. Adorei”, destacou Akila, já com a medalha no peito.

Ouro no Arremesso de Peso, Igor Rafael Aires, superou atletas do Pará, da Paraíba e de outros estados para conquistar o lugar mais alto do pódio da categoria T 38 (atletas com paralisia cerebral, não cadeirantes), com um lançamento de 6,02 m. “Estou muito feliz. É muito emocionante”, destacou o jovem medalhista.

Paralimpíadas

Realizadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, as Paralimpíadas Escolares reúnem para-atletas de todo o Brasil durante cinco dias de competições. Ao todo, são disputadas oito modalidades adaptadas para cada tipo de deficiência dos atletas. O Tocantins está representado com uma delegação de 20 pessoas entre atletas e comissão técnica.