Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Filme

Filme "Branco sai e preto fica" será exibido na mostra Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Filme Filme "Branco sai e preto fica" será exibido na mostra

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo acontece entre os dias 3 e 9 de dezembro, em Palmas e demais capitais brasileiras e também no Distrito Federal, com exibição de 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três segmentos: Mostra Homenagem, Mostra Panorama e Mostra Temática. As sessões serão no Cine Sesc, na quadra 502 Norte, em Palmas, na parte da tarde e à noite, todas gratuitas. 

Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura, para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948,  a mostra tem o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Defesa e Proteção Social (Sedeps) e da Educação (Seduc).

Nestes dez anos, a mostra aumentou gradativamente sua expansão e seu alcance, saindo da América do Sul para Mostra Internacional, para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, utilizando a linguagem cinematográfica para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e a tolerância. 

A Mostra Homenagem fará uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores com filmes premiados em cada edição; a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente; e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, na França, nos Estados Unidos e em Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

Dois filmes, em especial, terão destaque na programação, uma vez que contarão com rodas de debates por meio da Campanha Quem Ama Abraça de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que começou no último dia 25 e finaliza no dia 10 de dezembro. São eles Branco Sai – Preto Fica, de Adirley Queirós, no dia 5, e Silêncio das Inocentes, de Ique Gazzola, no dia 8. Veja a programação completa no site da Sedeps (http://defesasocial.to.gov.br/noticia/2015/11/27/com-apoio-do-governo-palmas-recebe-mostra-cinema-e-direitos-humanos-no-mundo/).