Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pets perdidos e roubados preocupam e comovem donos, criadores e especialistas de entidades de proteção aos animais. Acredita-se que boa parte dos animais é roubada e utilizada para procriação e venda em feiras clandestinas. Por serem registrados como objetos, a Polícia Civil não consegue mensurar um número de roubos no Brasil. Portanto, cabe ao dono do pet, responsável por sua segurança, estar atento aos cuidados básicos. “Identificar o animal é o primeiro passo”, conta a gerente técnica da linha de pequenos animais da Virbac, Fabiana Zerbini. “Existe tecnologia que permite a identificação do pet por meio de microchip, uma alternativa mais eficaz que escrever nome e telefone na coleira do pet,” complementa.

Essa tecnologia chama-se Backhome, um identificador eletrônico que registra todos os dados importantes do animal, como nome, endereço, telefone, histórico de vacinações, medicamentos de uso crônico, vermifugações, doenças e alergias, além dos contatos do dono, criador e veterinário responsável. É possível inserir também uma foto do animal com alguma característica individual, como mancha ou cicatriz, o que facilita ainda mais a identificação. “A leitura exige apenas um leitor de microchip universal. Qualquer clínica veterinária, por exemplo, pode identificar o pet,” comenta Zerbini. O Backhome conta ainda com aplicador esterilizado exclusivo, com microchips testados individualmente, sistema click anti-retorno que impede o microchip de retornar ao aplicador, agulha especial, que minimiza a dor e permite a aplicação sem anestesia. O produto é feito com biopolímeros leves e resistentes, que impedem a quebra ou migração do microchip. “Ao contrário da coleira comum, o chip não pode ser retirado. Não é um rastreador, mas é uma tecnologia que oferece mais possibilidades de ter o pet de volta”.

Zerbini também sugere outros cuidados para evitar a perda ou roubo dos pets. “O dono não deve deixar o animal sozinho enquanto passeia com ele pelas ruas e dentro de automóveis. Evite amarrá-lo a entrada de estabelecimentos comerciais e o mantenha sempre com coleira. Não o solte, principalmente em locais de grandes multidões,” finaliza. 

Sobre a Virbac

Fundada na França em 1968 pelo médico veterinário Pierre Richard Dick, a Virbac ocupa hoje a 8ª posição no ranking mundial das companhias farmacêuticas veterinárias. A Virbac é a maior companhia farmacêutica independente dedicada exclusivamente à saúde animal e transformou-se em marca de referência no mercado veterinário mundial, graças a uma grande linha de produtos biológicos e farmacêuticos que previnem e combatem as principais patologias dos animais domésticos e de criação. A Virbac está presente em mais de 100 países com produtos e serviços que trazem juntos, qualidade, eficácia e facilidade de utilização a todos aqueles envolvidos no cuidado animal.