Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação O trio central vivido por Vinícius de Oliveira, Sara Antunes e Ariclenes Barroso O trio central vivido por Vinícius de Oliveira, Sara Antunes e Ariclenes Barroso
  • O diretor Luis Dantas

O primeiro longa-metragem de Luis Dantas se passa em meio a uma onda de ataques do PCC em São Paulo e acompanha por 72 horas a vida de um presidiário, que está em saída temporária da cadeia tem uma missão a cumprir com o crime, e de um soldado novato, escalado para a patrulha de um sargento “linha dura”.

O filme é protagonizado por Vinícius de Oliveira (“Central do Brasil”) e traz Ariclenes Barroso, revelação do cinema atual, interpretando Palito, jovem manco da periferia que quer dançar hip hop – movimento presente na trilha sonora e elenco do filme, com participação de músicos como Hugo Brek e Sandrão RZO

Da ideia do roteiro ao lançamento, “Se Deus Vier que Venha Armado” percorreu uma trajetória de oito anos e três editais. Primeiro longa-metragem do diretor paulistano Luis Dantas, ele estreia em Palmas, no Cine Cultura, da Fundação Cultural de Palmas, nesta quinta-feira, 3 de dezembro. Veja o trailer:https://vimeo.com/141334236.

O filme é protagonizado por Vinicius de Oliveira, revelado em “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, e atualmente na TV com a série “Santo Forte”, exibida pelo canal a cabo AXN. Ele vive Damião, um presidiário de 23 anos, que ganha o benefício da saída temporária da cadeia por conta do Dia das Mães. Ele tem 72 horas de liberdade e vai visitar o irmão, Josué (Clayton Mariano) – um mecânico evangélico, que está prestes a se casar –, mas também tem uma missão a cumprir para o crime organizado.

Ao mesmo tempo em que conhecemos Damião, somos apresentados a Jéferson (Leonardo Santiago), umsoldado recém-chegado ao batalhão. Criado pela avó e sambista nas horas vagas, ele é escalado para apatrulha do sargento ‘linha dura’ Mauro (Giulio Lopes) pela periferia de São Paulo. Um “azar militar”, segundo os companheiros de farda.

Como pano de fundo da história, está a cidade de São Paulo, aterrorizada por uma onda de ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), em 2012.

Damião vai ao encontro daquele que lhe passará sua tarefa: fazer uma entrega no litoral. Logo depois, se depara com um amigo de infância, o carismático Palito, que, apesar de sua deficiência física – é manco –, ele ensinou a ser goleiro, e que agora está aprendendo a dançar hip hop.

Palito é interpretado por Ariclenes Barroso, uma das maiores revelações do cinema atual. No campinho de futebol, ele e Damião colocam a conversa em dia até que Palito o convida para conhecer sua turma do hip hop, que é coordenada por Cleo (Sara Antunes). Um triângulo amoroso está formado.

Em ronda pela comunidade, a viatura do sargento Mauro é atacada e ele quer vingança. Um inocente é morto pela polícia e mais vingança está a caminho. Damião, Palito e Cleo vão para a praia, mas a viagem, regada a bebidas e drogas, não vai acabar bem.

“Se Deus Vier que Venha Armado” foi dirigido, produzido e tem roteiro de Luis Dantas, escrito em parceria com a jornalista Beatriz Carolina Gonçalves. A produção executiva é de Patrick Leblanc, direção de fotografia de Hélcio Alemão Nagamine, ABC, e a de arte, de Ana Rita Bueno. João Godoy é o técnico de som e Luiz Adelmo, o designer de som. Montado por Fernando Coster e com trilha original composta por Zé Godoy, o filme tem distribuição da Pandora.

O Rap e o Graffiti

O rap dá a tom de “Se Deus Vier que Venha Armado”, a começar pelo próprio nome do filme, que vem do título de uma música do Pavilhão 9, cantada pelo vocalista Rhossi. Outro clássico do ritmo, “Oitavo Anjo”, deDexter, do 509-E, encerra o longa, marcando um momento de superação de Palito.

Músicos do movimento hip hop, como Hugo Brek, Sandrão RZO, Fernando Macário e Paula Pretta, foram convidados para o elenco, fazendo participações especiais. O graffiti também está presente no longa. Nas paredes da ONG, pode ser vista uma paisagem da periferia que foi grafitada por Chambs (Alexandre Ramos Souza), Image (Alexandre Ramos Souza), Origi (Helder do Sacramento de Souza), Atual Art (Anderson da Silva Pereira), Harley (Davidson Dias de Souza), Mirage (Aguinaldo Porto Rodrigues) e Sapão (Somon Oliver Conceicio).

Locações

As gravações de “Se Deus Vier que Venha Armado” tiveram início em setembro de 2012, na periferia de São Paulo. Grande parte das cenas foi rodada no Jardim João XXIII, extremo oeste da capital. Um produtor bateu de casa em casa na comunidade para apresentar o projeto aos moradores e tentar locar suas casas para o set de produção. Muitos moradores também participaram do filme, fazendo figuração. Já a ONG onde a turma de Palito dança hip hop é a SAJU – Organização Cultural, Social e Artística, instalada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

A plataforma de pesca e imagem de Iemanjá na orla dão pistas do local onde as cenas de praia foram feitas:Mongaguá, litoral sul de São Paulo. Gravada por último, em março de 2013, a sequência que abre o longa foi rodada em Paulínia, no interior de São Paulo.

Bastidores

* A história do filme teve início em 2006, após ataques do PCC em São Paulo. Luis Dantas teve a ideia do roteiro e escreveu o argumento original “A Caça” para sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde ele já dava aula na época.

* Para se transformar em “Se Deus Vier que Venha Armado”, o roteiro foi adaptado por Dantas e Beatriz Carolina Gonçalves, que entrevistaram especialistas no universo dos presidiários e policiais, psicólogos que trabalhavam com a Polícia Militar e consultores de segurança.

* O livro “Cobras e Largatos”, do jornalista Josmar Jozinho, sobre o crime organizado de São Paulo, também serviu de apoio para os roteiristas.

* Durante as gravações em 2012, o PCC realizou ataques na cidade de São Paulo e o clima de tensão mostrado na ficção trama foi sentido na pele pela equipe em vários momentos.

* As filmagens ocorreram em cinco semanas, entre setembro e outubro de 2012 (exceto a cena inicial, rodada em Paulínia).

* Para chegar ao elenco final, foram feitos cerca de 150 testes, em um período de um mês.

* Os atores Vinicius de Oliveira e Sara Antunes se conheceram nos ensaios para o filme, se casaram e tem dois filhos.

* Esteiner, o pastor branco que faz Timão, foi tratado com acupuntura para fazer as cenas em que aparece morto.