Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Minardi Management ​João Vieira com o carro da JD Motorsport nos testes realizados em outubro, Jerez, Espanha ​João Vieira com o carro da JD Motorsport nos testes realizados em outubro, Jerez, Espanha

O piloto tocantinense João Vieira, de 18 anos, voltará a acelerar na Europa nos dias 7 e 8 de dezembro, no circuito de Barcelona, em testes da Eurocup Formula Renault 2.0. É mais uma etapa de testes como o objetivo escolher a categoria da qual fará parte em 2016, que se constituirá na sua terceira temporada consecutiva na Europa.

João Vieira tinha apenas 16 anos quando estreou ano passado no Italian F4 Championship, categoria que defendeu em 2014 e 2015. A experiência acumulada permitiu que ele pudesse, a partir de agora, buscar mais um degrau na carreira. O piloto e seu grupo de apoio identificaram o FIA F3 European Championship e a Eurocup Formula Renaul 2.0 como principais opções para a continuidade de sua carreira. 

Dessa forma, o teste em Barcelona permitirá reunir mais informações para que a decisão seja tomada. Residindo na cidade italiana de Forlí, o piloto tem a carreira gerenciada pela Minardi Management, do ex-chefe de equipe de F1 Giancarlo Minardi e seu filho Giovanni, sob a orientação do pai Antonio Vieira e de Giovanni Guerra, membro da FIA e presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, entidade na qual João Vieira é filiado.

Os testes serão com o Tatuus FR2 da equipe italiana JD Motorsport, que fica em Vespolate, província de Nogara e distante 80 km de Turim. Este será o segundo contato de João Vieira com a equipe fundada em 1995 por Roberto Cavallari e Alfredo Cappelletti, visto ter feito um dia de prática em outubro, no circuito de Jerez, Espanha.

“O teste de outubro foi algo rápido e dessa vez vou andar o máximo possível para me acostumar com o carro”, disse o piloto, que terá ao todo quatro jogos de pneus slick Michelin para cumprir o programa.