Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Toninho Borges, realiza neste sábado, 5 de dezembro, o projeto Arte e Cultura na Praça, na Feira do Bosque, a partir das 19 horas, com participação especial da Banda Camila.

O projeto tem o apoio da Fundação Cultural de Palmas e é uma iniciativa de Toninho Borges visando fortalecer a diversidade cultural e estimular o gosto pela arte.

Nopalcodo Arte e Culturahá valorização dos talentos da comunidade como músicos, poetas, contadores de história,etc. A comunidade é convidada a levar o seu banquinho e curtir muita música, causos e poesias.   Adultos e crianças são convidados a resgatar cantigas de roda.

O projeto foi executado pela primeira vez em 1984, no interior de Minas Gerais. Em 1991, ainda no Estado mineiro, o projeto ganhou o palco permanente, quando Toninho lançou seu primeiro disco de vinil. Depois disso, ele percorreu algumas regiões de Minas Gerais, divulgando seu trabalho e seu talento. Segundo ele, o projeto só mudou de Estado, mas continua com a mesma proposta. A primeira edição do "Arte e Cultura na Praça" no Tocantins aconteceu em 2013 com o patrocínio do Banco da Amazônia. Hoje, o projeto já circulou por várias cidades do Tocantins, bem como por várias quadras da cidade de Palmas/TO.

Perfil

Mora em Palmas/TO há 11 anos, toca na noite e em eventos públicos e particulares. Natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Toninho Borges cresceu ao som da viola do seu pai Manoel Esteves. Participou de vários grupos musicais, festivais de canção, circos mambembes e cantorias por vários estados do Brasil. O trabalho profissional teve início nos anos 80 e desde então vem se apresentando pelo Brasil, lançando seu primeiro disco em janeiro de 1991. No montante já foram produzidos 02 (dois) discos de vinil e 12 (onze) CDs, todos com produção independente. “O jeito simples de quem traz as coisas da terra dentro da alma e a insistência de sempre abordar temas ecológicos e sociais em suas composições faz de Toninho um artista de estilo próprio que em versos, trovas, poesias e canções já são 34 anos de carreira”

Projetos premiados:

- Projeto “Da Caatinga ao Cerrado” – 2014/2015, Programa Amazônia Cultural, patrocínio Ministério da Cultura, edital 2013;

- Projeto “Uma Noite de Saudade” - Execução e prestação de contas /patrocínio do Banco da Amazônia, edital 2014;

- Projeto Arte e Cultura na Praça – interior do Tocantins: Execução e prestação de contas /patrocínio da Fundação Cultural do Tocantins, 2014;

- Projeto Arte e Cultura na Praça – 22 shows nas praças de Palmas: Execução e prestação de contas /patrocínio da Fundação Cultural de Palmas, 2014;

- Projeto Arte e Cultura na Praça - Execução e prestação de contas /patrocínio do Banco da Amazônia, 2013;

- Projeto “Toca Tocantins” – Execução e prestação de contas /patrocínio do Banco da Amazônia, edital 2012;

- Projeto “Caminhos do Tocantins” – Execução e prestação de contas/ Funarte, edital 2010;