Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins vai sediar  o première do filme, "Tudo que aprendemos juntos” de Sergio Machado nesta quarta-feira, 9, no Cinemark Capim Dourado a partir das 10 horas da manhã. Será a primeira premiere de lançamento nacional de um filme brasileiro na capital. O evento, realizado pela Associação de Cinema e Vídeo do Tocantins (ACVT) e parceiros,  marcará o início do Ciclo de Debates e capacitação audiovisual no Tocantins.

A Premiére contará também com a presença dos atores Kaique de Jesus e Elzio Vieira que participarão de entrevista coletiva com os veículos de comunicação sobre o filme. O lançamento é um marco importante pois colocará Palmas, assim como Manaus e Belém na rota de pré-lançamentos e premières do Cinema Nacional na Região Norte.

O filme é protagonizado por Lázaro Ramos e foi o grande vencedor em 2015 da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A sessão será gratuita e, além de convidados, será direcionada a alunos das redes municipal e estadual de ensino, e dentre estes, 60 jovens da zona rural que estarão indo pela primeira vez ao Cinema.

Ciclo de debates

O Ciclo de debates acontecerá do dia 10 a 22 e contará com uma programação diversificada  e que vai de encontro a eixos importantes do processo de desenvolvimento e expansão do audiovisual no Estado. Entre os dias 10 a 13 de dezembro será realizada a oficina de desenvolvimento de conteúdo audiovisual com Sérgio Machado, já de 16 a 18 as Políticas Públicas de Fomento ao Audiovisual são foco de discussão coordenada pelo especialista Marcelo Ikeda.

A programação do Ciclo conta ainda com oficinas de iniciação ao audiovisual e realização de vídeo em mídias  acessíveis do dia 18 a 22 de dezembro nas Comunidades do Mumbuca, no Jalapão, Ilha da Ema, em Miracema, no Assentamento Brejinho, Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra (Arraias) e também na Aldeia Salto (Etnia Xerente -Tocantínia).

Para a ATCV, a realização do 1º Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisual no Tocantins contribuirá decisivamente para que o Estado consiga avançar em produção e sair na frente nas disputas dos editais nacionais.

Sobre o Filme:

Na trama, Laerte (Lázaro Ramos) é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. “Tudo que aprendemos juntos” é inspirado na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a emocionante saga de um músico e seus alunos, que tiveram suas vidas transformadas pela arte. .Kaique Jesus, Elzio Vieira, Sandra Corveloni, Thogun Teixeira, Fernanda de Freitas, Hermes Baroli e Criolo também estão no elenco.