Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Toninho Borges leva o Projeto Arte & Cultura na Praça para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, nesta quarta-feira a partir das 19 horas, no Corredor Cultural da instituição, com palco livre para as manifestações culturais.

O Projeto é uma iniciativa de Toninho Borges e visa fortalecer a diversidade cultural e estimular o gosto pela arte. No palco do Arte e Cultura há valorização dos talentos da comunidade como músicos, poetas, contadores de história, etc.

A comunidade é convidada a levar o seu banquinho e curtir muita música, causos e poesias. Durante a apresentação, adultos e crianças são convidados a resgatar cantigas de roda.

O projeto foi executado pela primeira vez em 1984, no interior de Minas Gerais. Em 1991, ainda no estado mineiro, o projeto ganhou o palco permanente, quando Toninho lançou seu primeiro disco de vinil. Depois disso, ele percorreu algumas regiões de Minas Gerais, divulgando seu trabalho e seu talento. Segundo ele, o projeto só mudou de estado, mas continua com a mesma proposta. A primeira edição do "Arte e Cultura na Praça" no Tocantins aconteceu em 2013 com o patrocínio do Banco da Amazônia. Hoje, o projeto já circulou por várias cidades do Tocantins, bem como por várias quadras da cidade de Palmas/TO.

Toninho Borges

Mora em Palmas/TO há 11 anos, toca na noite e em eventos públicos e particulares. “O jeito simples de quem traz as coisas da terra dentro da alma e a insistência de sempre abordar temas ecológicos e sociais em suas composições faz de Toninho um artista de estilo próprio que em versos, trovas, poesias e canções já são 34 anos de carreira”.