Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes

As equipes médicas do pronto socorro, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensa (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) passarão a utilizar o equipamento de vídeo laringoscopia. A tecnologia do aparelho possibilita ao profissional uma clara visão das vias aéreas para colocação do tubo no paciente, realizando assim o processo de intubação.

Para a utilização da nova tecnologia, médicos do HGP e a equipe de enfermagem receberam treinamento. De acordo com a instrutora, Conceição Marcondes, o vídeo laringoscópio é um dispositivo que facilita o acesso a via aérea e é usado pelos médicos para dar agilidade a progressão do tubo na traqueia. “O treinamento é para preparar a equipe médica para utilização do equipamento que tem alguns detalhes técnicos que diferencia da laringoscopia tradicional”, destaca.

O médico José Atil disse que o treinamento foi importante e que o manuseio do equipamento vai tornar o procedimento mais fácil.  “Com a utilização desse aparelho o procedimento será facilitado, principalmente na sala vermelha, que é onde mais intubamos pacientes”, comenta.

O treinamento foi organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisa da Enfermagem (Cepen) do HGP e contemplar as equipes diurnas e noturnas do hospital.

Saiba mais

A intubação é um procedimento de suporte avançado de vida onde o médico, com um laringoscópio, visualiza a laringe e através dela introduz um tubo na traqueia. Tal tubo será utilizado para auxiliar a ventilar o paciente, pois possibilita que seja instituída a ventilação mecânica, ou seja, a ventilação dos pulmões através do uso de aparelhos.