Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Desenvolve Palmas, projeto de fomento à economia solidária do Governo Federal executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, acaba de lançar uma ferramenta para o cadastro de empreendimentos coletivos.

Desenvolvido com base no Cadastro da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), tem a finalidade de auxiliar no mapeamento e reconhecimento de cooperativas, associações e grupos informais na cidade de Palmas, permitindo-lhes o acesso a assessoramento técnico em áreas como gestão, finanças e marketing, bem como cursos e oficinas de formação e capacitação.

De acordo com a técnica social na área de comunicação e responsável pela ferramenta, Renacha Batista, o preenchimento é bastante simples e busca antecipar informações necessárias à fase de incubação. “A partir deste cadastro, identificamos os empreendimentos que se enquadram na economia solidária e, já com informações básicas sobre suas características e principais dificuldades, entramos em contato e traçamos um diagnóstico e plano de trabalho com cada um, de acordo com suas necessidades”, explicou.

O cadastro também dá a possibilidade de o empreendimento garantir uma página na internet. “Dentro do nosso site, criamos uma área destinada aos empreendimentos econômicos solidários apoiados pelo Projeto Desenvolve Palmas. Estamos incluindo-os conforme aplicamos o diagnóstico aos grupos que temos mapeados, mas a nova ferramenta de cadastro já conta com essa possibilidade, conforme autorização pelo responsável”, pontuou a técnica social na área de comunicação.

Para fazer o cadastro do seu empreendimento, acesse o link http://desenvolvepalmas.net/cadastre-seu-empreendimento.  

Sobre o Projeto

O Desenvolve Palmas é um projeto do Governo Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional de Economia Solidária executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, da Prefeitura de Palmas. Seu objetivo é implementar ações integradas de economia solidária para a geração de trabalho e renda local.

Propõe-se a criar bases para o desenvolvimento sustentável dos grupos que se encaixam na categoria econômica solidária, tais como associações e cooperativas. Em números, seu principal propósito é identificar e organizar 50 empreendimentos, apoiando na sua constituição e organização com assessoria e formação continuada nas áreas conceitual, técnica e de gestão, promovendo uma política inclusiva e de equidade.