Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Escola Agrícola de Porto Nacional está ofertando, neste ano, 105 vagas para os cursos técnicos em: Agropecuária; Agroecologia e Agroindústria, todos integrados ao ensino médio. Também são oferecidas vagas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A matrícula será realizada no período de 18 a 29 de janeiro.

A escola é uma instituição de ensino que trabalha a educação no campo, por meio da pedagogia da alternância, atende exclusivamente, filhos (as) de agricultores familiares residentes no campo, ofertando educação fundamental, anos finais (6º ao 9º), e ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio. Tem como objetivo contribuir com a formação de mão de obra qualificada em curto e em médio prazo.

Existem 42 escolas de educação no campo em todo estado. De acordo com o gerente da Educação do campo e quilombola, Erialdo Augusto Pereira, “A escola família agrícola de Porto Nacional está entre as escolas destaque no estado, por desenvolver um trabalho voltado a atender a demanda específica dos agricultores familiares, cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC”, disse.   

Na formação do curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio, o aluno desenvolverá atividades ligadas aos sistemas de produção agropecuária e extrativista, fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Ações integradas na agricultura familiar, focados na preservação e conservação de recursos naturais.

A formação técnica em agropecuáriadesenvolverá projetos voltados à produção vegetal e agroindustrial, bem como à sanidade e produção animal. Levantamentos topográficos e assistência técnica em pesquisas e extensão rural.

O aluno matriculado no curso técnico em agroindústriaaprenderá o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grão, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Programas de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Aprenderá também a identificar as técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

Onde fazer sua Matrícula

Para fazer sua matrícula o candidato deve procurar a escola no período de 18 a 29 de janeiro, em horário comercial, localizada na Rodovia TO 255, Km 3 Zona Rural no Município de Porto Nacional. Maiores informações  www.efaportonacional.com.br. As inscrições são gratuitas.