Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foram empossados na tarde desta última terça-feira, 12, em cerimônia oficial ocorrida no Auditório do Palácio do Araguaia sede do governo estadual, a nova diretoria do Conselho Regional de Economia do Tocantins eleita para a gestão de 2016, são eles: o presidente, Higor de Sousa franco, o vice-presidente, Matheus Barbosa e o tesoureiro, Pedro Filipe Alves Braga. 

Participaram da composição de mesa de cerimônia, a diretoria eleita do Corecon, o Secretário Estadual de Planejamento e Orçamento, David Torres, o representante e conselheiro do Tribunal de Contas Estadual (TCE), Wagner Praxedes, o coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Dozza, e a presidente da gestão anterior do Corecon, a economista, Maria do Socorro Erculano de Lima.

Prestigiaram também o evento as instituições: Ibama, Fecomércio, OAB seccional Tocantins, Caixa, Banco da Amazônia, Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Fieto, União Geral dos trabalhadores, representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, e Superintendência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Agricultura, além dos Secretários Municipais, Roberto Jorge Sahium, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Viana Cruz, da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, e Luciana Cordeiro Cerqueira da Secretaria de Infraestrutura  e Serviços Públicos.

A solenidade foi acompanhada também por estudantes de economia, profissionais da categoria e professores do Curso de Ciências Econômicas.

Horas antes da cerimônia oficial aconteceu a Sessão Extraordinária de posse do Corecon que empossou os novos conselheiros eleitos para o triênio (2016-2018), são eles: Matheus Barbosa, Estevão Rezende, Fernando Jorge, Wereque Trajano e Maria da Conscrição. 

A presidente que deixou o exercício, a economista, Maria do Socorro Erculano de Lima fez uma avaliação positiva de sua gestão ela elencou algumas ações importantes realizada durante o dois anos que esteve a frente do conselho como: o Planejamento Municipal, ENAM e o Economista Solidário. Ela citou ainda duas importantes conquistas para a categoria Tocantinense como a mudança do lote do conselho, e a implementação do curso de economia na Unitins. 

Socorro fez um agradecimento a todos os colegas de categoria que participaram de forma ativa de sua gestão  ajudando e contribuindo para o fortalecimento do profissional economista no Tocantins.

As principais metas a serem tomadas em sua gestão segundo revelou o  presidente empossado do Corecon, Higor de Sousa Franco serão: a fiscalização do profissional economista, a formação de comissões que irão ajudar a divulgar o conselho como classe técnica e social, a construção da sede do conselho em parceria com estado, município e Tribunal de Contas Estadual (TCE), a implantação do curso de economia na Unitins.

No segundo momento da solenidade foi realizado a premiação para os três acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da UFT ganhadores do Prêmio Monografia do Corecon: Valdijane Alves de Melo, 1º colocada do concurso, vencedora com a monografia intitulada:"Acailândia Expresso Progresso, Eixo do Maranhão: Um olhar sobre o panorama histórico e econômico, Flei Marion, 2º colocado com a monografia, "perdas com evasão e retensão no curso de Ciências econômicas da Universidade Federal do Tocantins e David Henrique, 3º colocado do prêmio com a monografia, "a de trajetória da indústria automobilística no Brasil de 1950 a 2013" . 

Na oportunidade os professores orientadores de cada monografia receberam homenagem especial do Corecon pela sua participação na condução dos trabalhos dos alunos, são eles: Railene Velozo, professora do Curso de Ciências Econômica da UFT e orientadora da monografia vencedora, Claudomiro Moura André, professor do curso de economia da UFT e orientador do segundo colocado do prêmio, Yolanda de Abreu, professora de economia da UFT e orientadora do terceiro colocado. 

O prêmio monografia do Corecon é uma realização da instituição com o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon).