Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pais e responsáveis devem ficar atentos para o novo calendário de vacinação que passou a vigorar no último dia 1º de janeiro, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcos Augusto, em Colinas do Tocantins, os profissionais dos postos de saúde foram orientados sobre o novo calendário de vacinação e já estão repassando as novas informações aos pais que devem observar as novas datas e idade para vacinar seus filhos.

De acordo com o novo calendário foram alteradas doses de reforço para as vacinas contra pneumonia e meningite, ambas voltadas para as crianças, além de alterações no esquema da poliomielite, cuja terceira dose é administrada aos seis meses, ela deixa de ser oral e passa a ser injetável.

Também foi excluída a terceira dose da vacina contra HPV, cujo público, são meninas de 9 a 13 anos e ampliada a oferta da vacina contra hepatite B, em razão do aumento da expectativa e qualidade de vida da população. Já a vacina contra Hepatite A, que antes era realizada aos 12 meses de vida, passou a ser administrada para crianças a partir dos 15 meses.

Para mais orientações, pais e interessados podem procurar ajuda de técnicos nos postos de saúde do município, nas salas de vacinação ou ainda, ver as informações no site do Ministério da Saúde no endereço: www.portaldasaude.saude.gov.br.