Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Receber as vacinas na época certa é importante para o desenvolvimento dos anticorpos e para proteger o organismo. E uma das principais formas de se proteger e também evitar a contaminação de doenças graves como a meningite, tétano e febre amarela é estar em dia com o calendário de vacinação.

Em Palmas/TO, a imunização pode ser feita de segunda a sexta-feira, em um dos Centros de Saúde Comunitários, das 8h às 17h30 (sem intervalo para o almoço), em uma das 31 salas de vacinação distribuídas nas unidades.

Os pais devem redobrar a atenção com as crianças, pois as vacinas protegem o organismo dos pequenos e previnem de doenças. A prevenção pela vacina nada mais é do que administrar vírus ou bactérias inativos no paciente para estimular uma reação do sistema imunológico e produzir anticorpos. Assim, quando o organismo receber um vírus ou bactérias ativas das doenças, o corpo já terá as defesas necessárias para combatê-las.

Assim como as crianças, outros grupos também devem ficar atentos à vacinação e são considerados prioritários para imunização. Um deles é o de pessoas que vão viajar para locais onde há casos endêmicos de doenças. Outro grupo é formado por trabalhadores envolvidos com alguma situação de risco de contaminação, como profissionais de saúde.

A coordenadora municipal de vacinas, Elaine katzwinkel, explica que em casos recentes como o da febre amarela, as pessoas não precisam correr aos postos para tomar a vacina. Segundo ela, há vacinas disponíveis em todos as unidades de saúde. “Quem pretende viajar para alguma região ou país com risco da doença deve tomar a vacina pelo menos dez dias antes da viagem”, alerta.

Somente no mês de janeiro deste ano, sete mil doses foram administradas, os centros de saúde registraram aumento de 60% na procura pela imunização.