Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Mais de 60 jovens de diversas partes do País, com idades entre 14 e 17 anos, estiveram na última sexta-feira, 29, no Centro de Treinamento Manuel Carlos Carreira para a avaliação das categorias de base 2016 do Ricanato Futebol Clube.  A “peneira” tem como objetivo fechar os times para os campeonatos de base, tanto estaduais como competições nacionais.

Dentre os selecionados estava Joabe, que nunca tinha jogado em um campo gramado. “Não foi fácil chegar até aqui, pois alguns parentes não concordavam, mas tive ajuda dos meus pais”, conta. “É a primeira vez que jogo em campo gramado também, isso é mais um motivo para minha alegria”.

Outro selecionado foi o jovem Celso Borges, de 16 anos, que veio de São João do Paraíso, no Maranhão. O meio campista busca evoluir no time da capital para tentar chegar ao profissional. “Busco chegar ao profissional e construir uma grande carreira. Escolhi fazer o teste no Ricanato por ser um clube novo e ter uma base muito forte, por isso vim pra cá tentar buscar um caminho para a elite.”

Também compareceram ao teste alguns pais dos adolescentes, como o senhor Horacio Noca, que veio com o filho Kelvine de Parambu, Ceará e teve o prazer de ver seu filho aprovado na peneira.  “Agora vai ter que ficar longe dos pais, sofrer um pouco, ralar, mas tudo isso é pra correr atrás do sonho de ser um jogador de futebol”.

Para o técnico Elias Pereira, a expectativa é a melhor possível - e agora é unir os selecionados com a base que já esta no clube da Região Sul de Palmas para enfrentar os campeonatos de 2016. “Nós já temos uma base formada de alguns jogadores do ano passado e mais essa peneira que fizemos hoje. Selecionamos cerca de quatorze  atletas; também temos alguns nomes que nos foram indicados”, explica. “Nossa expectativa é fazer um bom estadual e um bom campeonato metropolitano para que a gente possa, no meio do ano, disputar a Taça 2 de Julho, lá na Bahia, ou então a Taça BH, no final do ano.

Os atletas selecionados no sub-15 se apresentam no dia três de fevereiro, quando iniciam os treinamentos para a disputa do Estadual da categoria. Já os jogadores do sub-17 se apresentam dia 15 de fevereiro para o inicio da preparação para o Campeonato Metropolitano.