Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Para uma turma que é apaixonada por moutain bike, o carnaval é o período mais esperado do ano. É a data que anualmente é realizada a Volta ao Lago, o maior passeio cicloturístico do Tocantins. A folia acontece na estrada, pedalando e curtindo belíssimas paisagens.

Um grupo de 40 ciclistas irá percorrer mais de 380 km em percursos com muita adrenalina, emoção e aventura. Serão 3 dias de total integração com a natureza, de rever e fazer novos amigos, de companheirismo e de solidariedade.

Em sua nona edição, a Volta ao Lago sempre tem novos adeptos. O ciclista Nonato Fabiano que vai pela primeira vez aponta que o contato com a natureza, a oportunidade de fazer novas amizades e a qualidade de vida é o que o motiva a participar.

O casal Juliana e Flávio Fregonesi também pedalam juntos e vão participar da Volta “pedalar no carnaval com amigos e conhecer mais belezas do Estado não tem dinheiro no mundo que pague”, afirma Flávio. 

O atleta Ronald Freire está empolgado com a Volta e com a superação que o passeio exige. “Busco desafios e se não aguentar eu empurro, mas nunca desisto. Eu sou Bike Bitrem”, brincou o ciclista.

Outro que participará é Thaller Rocha, de Miracema do Tocantins. Esta sua terceira Volta ao Lago. Ele pedala com um grupo de amigos e com a esposa Elizabete. “A frase que empurra a gente quando a coisa fica difícil é: o sofrimento é passageiro, mas o desistir é para sempre”, ressaltou.

Preparação

Os participantes se prepararam treinando quase que diariamente para completar o percurso. O primeiro dia será o mais pesado, com a possibilidade de pedalarem até o início da noite. Serão mais de 150 km entre Brejinho de Nazaré até o distrito de Luzimangues, próximo à capital Palmas.

Os participantes enfrentarão trechos com muitas serras, subidas e descidas que exigirão bastante habilidades técnicas dos atletas.

No segundo dia os ciclistas irão pedalar de Luzimangues a Lajeado, num percurso médio de 120 Km, com muita adrenalina e trechos de muita dificuldade.

Já no terceiro dia da Volta ao Lago, os atletas sairão de Lajeado e chegarão na capital Palmas, na Praia da Graciosa. É o trecho considerado mais bonito do pedal, com a subida e descida da Serra do Lajeado.

Programação

05/02/2016 – Saída dos atletas de ônibus para Brejinho de Nazaré

06/02/2016 – Percurso 150 Km – Brejinho de Nazaré à Luzimangues

07/02/2016 – Percurso 120 km – Luzimangues à Lajeado

08/02/2016 – Percurso 100 Km – Lajeado à Palmas (chegada na Praia da Graciosa, 18hs)