Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda, acompanhado por ministros e o prefeito de Palmas, conclamou neste sábado, 13, a todos os tocantinenses a combaterem o mosquito Aedes Aegypti. Ele destacou as ações do Estado, durante abertura de mobilização realizada no Espaço Cultural de Palmas. A iniciativa visa conscientizar a população sobre as medidas de prevenção para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

"Com respaldo do Governo Federal e das nossas prefeituras, o Tocantins uni-se, hoje, a milhões de brasileiros, numa guerra de combate ao mosquito Aedes aegypti. Todos nós sem exceção, temos que eliminar os focos favoráveis ao mosquito. Com o apoio e a participação de todos, venceremos essa guerra que tem como principal campo de batalha as nossas próprias casas", enfatizou.

Marcelo Miranda, também ressaltou as medidas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. "Em janeiro deste ano, com o apoio do Governo Federal, instalamos a Sala Estadual de Coordenação e de Controle das principais viroses decorrentes do Aedes aegypti. Aqui no Tocantins também determinei que todo o secretariado se envolva na tarefa de eliminar todo e qualquer foco de água parada em todos os órgãos públicos", disse.

Integração

O ministro  do Trabalho e Presidência Social, Miguel Rosseto, coordenador da ação no Estado, destacou que a iniciativa coletiva envolve de diferentes instâncias governamental. "Em mais 350 municípios do nosso país, liderados pelos governos dos estados, os prefeitos de todos os municípios estão empenhados em uma grande mobilização no combate ao mosquito, em defesa do povo brasileiro e de uma saúde pública correta. O Governo do Tocantins tem uma responsabilidade enorme nesta missão", ressaltou. 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu ressaltou a presença do mosquito principalmente nos centros urbanos e reforçou o chamamento para população. "Dois terços da responsabilidade para acabar com o mosquito está dentro das nossas casas", ressaltou ao lembrar que as atividades de controle do foco do mosquito deve ser constante.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, também reforçou que os resultados que da mobilização só serão concretos se contar com a participação e envolvimento ativo da população. No combate ao mosquito, direcionou seu discurso voltado para conscientização da população da capital.

Sala de Controle

Após a abertura da mobilização, o governador Marcelo Miranda acompanhado pelo ministro de Estado do Trabalho e Presidência Social, Miguel Rosseto; pelo senador Donizete Nogueira e secretários de Estado visitaram a Sala Estadual de Coordenação e de Controle das principais viroses decorrentes do Aedes aegypti. Por meio da sala são oferecidas orientação e apoio para implantação das Salas Municipais que tem como foco garantir  um mapeamento das doenças causadas pelo mosquito e das mobilizações de controle.

Avaliação

O ministro Miguel Rosseto afirmou que sai do Tocantins animado com o desempenho do Estado no enfrentamento do Aedes aegypti. "Saio daqui com uma expectativa muito boa e certo de que teremos o governador Marcelo Miranda no processo de combate ao mosquito que hoje representa uma grande preocupação no que se refere a saúde publica nacional", ressaltou.

Visita

Ao sair da Sala de Controle, o governador também visitou a dona de casa Zulmira Lopes de Carvalho. Ela tem 73 anos e é um exemplo no combate à proliferação do mosquito. "Aqui em casa ele não tem vez. Agora é preciso que os vizinhos também façam a mesma coisa. Todos os dias, olho meu quintal, minhas plantinhas", lembrou.