Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove nesta sexta-feira, 19, o Dia D da mobilização em combate ao mosquito Aedes Aegypti nas 530 escolas estaduais. Serão realizadas atividades pedagógicas, além da distribuição de material informativo e mutirões de limpeza no entorno das unidades de ensino.

A ação, que acontece em parceria com entidades de diversos setores, faz parte do pacto nacional proposto pelo Ministério da Educação (MEC) envolvendo todos os estados, visando combater o mosquito vetor de doenças como o zika vírus, a dengue e a chikungunya, por meio da conscientização da população para o controle dos ambientes que favoreçam à proliferação do mosquito. A Secretaria da Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Exército são alguns dos parceiros do Dia D.

De acordo com o técnico da Seduc, Paulinelli Américo Nunes, que integra o Comitê Estadual de Controle e Monitoramento de Combate ao Aedes Aegypti, as ações nas escolas estaduais serão diversas. “Cada escola está se organizando da melhor maneira para que a comunidade seja envolvida na eliminação dos focos. Teremos palestras, oficinas de armadilha para os mosquitos feita de garrafa pet, panfletagem e ronda nas proximidades das escolas”, conta.

O gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Júlio César da Rocha, explica que o dia D será realizado mensalmente. “Faremos ações pontuais todos os meses nas escolas da rede estadual de ensino. A intenção da Seduc com essa sensibilização é instigar os alunos a serem agentes de combate ao mosquito dentro e nas proximidades de suas casas”, explica.