Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) reuniram-se na tarde dessa quinta-feira, 18, para a inclusão da Agência na articulação e participação do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, que acontecerá no próximo dia 18 de março.

O objetivo do Fórum é estabelecer um espaço permanente de debates sobre os impactos negativos do uso de agrotóxicos na saúde do consumidor, do trabalhador e no meio ambiente, além de contribuir para o controle social e para a efetividade das ações dos órgãos de controle e de gestão.

Durante a reunião os representantes do MPE ouviram da Adapec informações quanto a atuação da Agência no controle e uso correto de produtos agrotóxicos e sobre legislações que embasam o trabalho de fiscalização. Ficou acertado ainda o encaminhamento de dados sobre uso e comercialização destes produtos no Estado ao MPE.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo garantiu a participação da Agência no evento. “A Adapec é um órgão que realiza um importante trabalho no controle e uso correto de produtos agrotóxicos, por isso, estaremos no Fórum contribuindo nos debates e com nossa experiência”, disse Humberto.

O Fórum acontecerá em Palmas e deverão participar órgãos governamentais, entidades, Ong’s e universidades. A estrutura propõe um debate por meio de comissões temáticas. Em todo país, 19 estados já instalaram o Fórum.