Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual José Salomão (PT) apresentou requerimentos na última terça-feira, dia 16, solicitando ao Governo do Estado a disponibilização de máquinas para a realização de serviços de recuperação da TO-296 e da TO-476, bem como a imediata restauração da ponte do rio Balsas Mineiro. O deputado relatou que a precariedade das estradas chegou a níveis críticos.

Conforme explicou José Salomão, o trecho da TO-296, que liga a Escola Agrícola ao município de Combinado encontra-se em estado de grande deterioração.  A rodovia liga Combinado ao município de Arraias, passando pela Depasa e Usina Canabrava, um trecho de aproximadamente 53 km não pavimentado, mas bastante movimentado, em virtude do número de produtores e trabalhadores rurais que transitam pela estrada.

Já a TO-476 é uma importante via de incremento à economia de Dianópolis, beneficiando a produção de três usinas de calcário e o escoamento da produção de milho, soja e algodão, além de ser uma importante ligação do Tocantins com a Bahia.

A rodovia também aproxima Dianópolis do Jalapão, incentivando o turismo local, bem como trazendo a geração de empregos diretos e indiretos no setor. José Salomão destacou que as estradas como estão, com má conservação e falta de sinalização, causam danos aos veículos, e podem causar prejuízo ao poder público, uma vez que pode haver judicialização dessas demandas. “Queremos evitar esse tipo de transtorno e prejuízo”, reforçou.

O deputado expôs que com 64 km de extensão não pavimentada, a TO-476, possui uma ponte, sobre o rio Balsas Mineiro, situada na km 24, a qual está interditada, aguardando reparos. “Uma situação que deixa a população daquela região imensuravelmente prejudicada”, afirmou. “Diante do exposto, esperamos a imediata recuperação dessas estradas, bem como da ponte sobre o rio Balsas Mineiro”, concluiu.