Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins iniciou nessa segunda-feira, 22, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. Na área urbana, 1.967 cães devem ser vacinados até o próximo dia 25 de março. Na área rural o trabalho fica a caráter dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, que vão percorrer os locais de 07 à 11 de março para vacinar cerca de 2.070 cães. Em Miracema, a população de felinos está estimada em 842 animais.  

Segundo informações da Semus, o Dia “D” de Vacinação Antirrábica na área urbana será realizado em 27 de fevereiro, sábado. Para atender a demanda municipal a secretaria vai montar 14 pontos estratégicos pela cidade, e na área rural os agentes também vão intensificar o trabalho. Já na área rural o Dia “D” acontece em 27 de março.

O coordenador de Controle e Combate a Endemias, Thiago Sabino, destacou que todos os servidores públicos que vão atuar nesta campanha receberam treinamento e orientações para que a campanha atinja um alto índice de adesão por parte da comunidade. “ Preparamos nossa equipe e estamos abastecidos com as doses da vacina para atender toda a população de cães e gatos de Miracema. É importante lembrar que os donos de animais são responsáveis pela saúde dos bichos”, alertou.

Saiba mais

O animal infectado não consegue beber água e nem se alimentar direito, é agressivo além do normal e apresenta salivação excessiva. A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mordida do animal contaminado ou pelo contato da saliva com a pele ferida da pessoa. Não existem contra indicações para a vacina contra a raiva, animais a partir dos três meses de idade devem ser imunizados todo ano, não importando o fato de estarem gestantes, doentes ou amamentando.

Pontos vacinação/ Dia “D”

1.       Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins

2.       Policlínica

3.       P.S. Santos Dumont

4.       P.S. Santa Filomena

5.       P.S. Correntinho

6.       P.S. Universitário

7.       Colégio Onezina Bandeira

8.       Colégio Vilmar Vasconcelos

9.       Colégio Manoel Messias

10.   Colégio Oscar Sardinha

11.   Praça Mãe Domingas

12.   Praça Derocy de Morais

13.   Praça do Fórum

14.   Hospital de referencia de Miracema, em frente ao laboratório.