Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, vem ao Tocantins na próxima terça-feira, 1º de março, para participar do lançamento de um programa de formação continuada de educadores. Com o tema “Professor Coach: a arte de potencializar habilidades em sala de aula”, o projeto visa capacitar 100 professores efetivos da educação básica da rede estadual de ensino, em nível de pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância (EaD).

O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e contará com a presença do secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, do governador Marcelo Miranda, da comitiva do embaixador finlandês e de autoridades estaduais.

A formação, com duração de 18 meses, é oferecida pela Superintendência de Tecnologia e Inovação da Seduc, e executada por meio da Gerência de Ensino a Distância. “O curso visa proporcionar aos professores o acesso à formação continuada que os capacitem na adoção de práticas inovadoras no enfrentamento das dificuldades rumo à qualidade no desenvolvimento de uma Educação Integral e Humanizada com ênfase na realidade social do século XXI”, destacou Nádia Flausino, técnica em EaD da Seduc.

Programa inspirado nos pilares educacionais finlandeses, o “Professor Coach” visa implementar novas ferramentas pedagógicas de formação de educadores, conforme explicou Nádia. No Tocantins, o curso terá duração de 18 meses, com duas turmas de 50 professores cada, que serão selecionados via edital ainda a ser lançado.

“Ao final da formação todos os educadores participarão de um intercâmbio na Finlândia para imersão na educação do país”, completou Nádia, reforçando que a Embaixada da Finlândia no Brasil fará a articulação com escolas e universidades para proporcionar o melhor aprendizado durante o período de imersão no País Norte Europeu.

Experiência

Em território brasileiro, o programa já foi implementado e apresentou resultados extremamente positivos. No piloto, implantado no estado do Amapá, os resultados obtidos demonstram um salto nos indicadores do IDEB da escola testada de 0 para 4 pontos no primeiro ano de implementação do programa.

Termo de amizade

Na programação da próxima terça-feira, o embaixador Markku Virri e o governador Marcelo Miranda assinarão um memorando de entendimento que celebra um termo de amizade abrangente entre o governo da Finlândia e o governo do Tocantins, que abre portas para a realização deste grande programa de formação de professores, e para outros programas que venham a surgir.