Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira, 25, no Parque Estadual do Lajeado, uma reunião conjunta do Conselho Deliberativo da Área de Preservação Ambiental da Serra do Lajeado (APASL) e do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL). O encontro que ocorre durante todo o dia, tem como objetivo realizar um treinamento aos conselheiros. 

Pela manhã um dos temas em evidência será a importância dos Conselhos e qual o papel dos conselheiros. Na ocasião também será lida e assinada a Ata da reunião do dia 17/12/2015 e apresentado o Plano Operativo Anual (POA) 2016. Haverá ainda a discussão e a atualização do Regimento Interno do Conselho Deliberativo da APASL. 

No período da tarde será realizada a reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL). Entre os temas da reunião, está a análise de proposta da zona de amortecimento que circunda o Parque Estadual do Lajeado, apreciação do Plano Operativo Anual (POA) 2016, discussão do Regimento Interno e a consolidação do calendário de reuniões. Ao final das atividades, os participantes conhecerão uma das trilhas ecológicas do Parque. 

Segundo a gerente da Área de Preservação Ambiental da Serra de Lajeado (APASL), Camilla Oliveira Muniz, a cada dois anos são convidados representantes de instituições governamentais e não governamentais para comporem os Conselhos. “A exemplo, da Investco, secretarias como da Educação e Agricultura, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e ONGs. Esta reunião também servirá para nivelar o conhecimento entre os conselheiros”, reforça.