Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O treinamento para os conselheiros do Parque Estadual do Lajeado (PEL) e da Área de Preservação Ambiental da Serra do Lajeado (APASL) aconteceu durante esta quinta-feira, 25, na sede do escritório localizada no Parque. No início da manhã os conselheiros conheceram uma das trilhas próxima ao local e visitaram o viveiro de plantas nativas. Posteriormente houve apresentação dos programas do PEL.

No nivelamento dos conselheiros foram levantados os pontos fortes, fracos e desafios dos Conselhos Deliberativo da APA da Serra do Lajeado e Consultivo do Parque Estadual do Lajeado, com destaque para as ações positivas como, por exemplo, dar mais visibilidade para a Unidade de Conservação e a possibilidade da união de várias instituições em prol de um objetivo comum, o que poderá facilitar a tomada de decisões.

Na sequência, os participantes do encontro discutiram assuntos relativos aos Regimentos Internos das entidades, bem como realizaram modificações nos documentos. Fatores de relevância também para o Gerente do PEL, Volney Marcos Martinovski, que acredita que o treinamento que envolveu os dois Conselhos, além de interagir os conselheiros com as ações do Parque e da APASL tem a intenção de facilitar a deliberação de assuntos importantes. “Os Conselhos juntos podem somar esforços para fechar parcerias com entidades governamentais e não governamentais, o que é muito importante”.

Entre os desafios estabelecidos estão à incorporação da APASL, no novo Plano Diretor de Palmas e Lajeado. O que poderá ocorrer com o levantamento de loteamentos irregulares no território da APA da Serra do Lajeado. Outra demanda proposta pelos conselheiros é reunir o Naturantins, prefeituras e Unidades de Conservação para definir quem é responsável pelo licenciamento de novos loteamentos.

ONGs

Para Noeli Maria Sturmer, representante da Associação Água Doce, uma das Organizações Não Governamentais (ONGs), que fazem parte do Conselho, a expectativa de participação no Conselho da APASL, é de que a Instituição obtenha e promova articulações entre a sociedade e o poder público.

“A APA da Serra do Lajeado está numa situação crítica, porque existe muita degradação às margens dos rios e ribeirões. Há muitos loteamentos irregulares, tem pessoas que constroem mansões em áreas proibidas. Tudo sem respeitar a legislação ambiental”, destaca.

Segundo a gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ora conselheira do PEL, Cristiane Peres da Silva, “o treinamento aos conselheiros reforça a parceira entre Semarh e o Naturatins, no sentido de fortalecer as políticas de preservação e conservação da biodiversidade, resguardando as Unidades de Conservação”, pontuou.

Participação

Esteve presente no encontro, representantes do Ruraltins, Odebrecht Ambiental, Seduc, Semarh, Associação Água Doce, Associação São Silvestre, Prefeitura de Lajeado, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

Na reunião da APASL o representante do Naturatins, Lyon Cardoso de Sousa, foi eleito secretário executivo por unanimidade.