Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ONG Água Doce e a Governança Turística de Taquaruçu (Goverta) em parceria com Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Movimentos Sociais promovem no dia 10 de novembro o ato ecocultural  Abraço ao Taquaruçu – Juntos pelo Ribeirão.

O evento conta com passeio ecológicofeira de artesanato e economia solidária, sarau cultural e representa um abraço simbólico às nascentes que formam a bacia do Ribeirão Taquaruçu que, segundo os organizadores, carecem de proteção em função das fortes ameaças que vêm sofrendo com ocupações irregulares, resultado da crescente especulação imobiliária, pelo avanço da monocultura que contamina as águas com agrotóxicos e pela destruição das matas ciliares por esses empreendimentos e alguns moradores.

“O nosso abraço é um gesto de defesa de nossas nascentes, mas também um pedido de socorro. Não podemos permitir a destruição ou contaminação da nossa principal fonte de abastecimento de água potável”, declara a vice-presidente da ONG Água Doce professora Noeli Maria Sturmer que fundamenta sua preocupação em estudos científicos que apontam uma drástica redução do volume de água do Ribeirão. 

Segundo a presidente da ONG Água Doce, Libânia Ferreira, o abraço tem como objetivo sensibilizar as pessoas, instituições e órgãos públicos para abraçar a causa da microbacia do Ribeiro Taquaruçu, assumindo compromisso coletivo com a preservação do seu ecossistema. “Vai ser uma oportunidade também de vivenciarmos um pouco das belezas e encantos deste pedaço de cerrado que guarda nascentes, córregos, cachoeiras, fauna e flora variadas que compõe uma biodiversidade de valor imensurável”, defende. 

A coordenadora do CIMI, Laudovina Pereira, que integra a comissão organizadora do evento, faz um apelo aos estudantes, professores, profissionais liberais, ativistas ambientais para que abracem este movimento que visa proteger o que Palmas tem de mais valioso: a água e as belezas naturais do ecossistema da microbacia do Ribeiro Taquaruçu. “Venha participar e manifestar o seu amor a Palmas, fazendo um passeio ecológico pelas trilhas de Taquaruçu num abraço fraterno e comprometido”, propõe a ativista.    

Roteiro

O Abraço ao Taquaruçu acontece no dia 10 de novembro a partir das 13h no Célia’s Restaurante, em Taquaruçu Grande. Às 14h tem início o percurso do passeio ecológico Abraço ao Taquaruçu, num percurso de 74 quilômetros em que dá uma volta completa na bacia do Ribeirão Taquaraçu, com paradas em pontos estratégicos como a Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, margem do Ribeirão Taquaruçu; antigo Bar Natureza, também margem do Ribeirão; entrada do Parque do Lajeado; local das primeiras nascentes do Ribeiro Taquaruçu; Praça Tarcísio Machado (Distrito de Taquaruçu); Ponte do Ribeirão Taquaruçuzinho  e retorno ao ponto de partida Célia’s Bar e Restaurante onde acontece o sarau regado a música, poesia e manifestações de apoio ao movimento.

Parceiros

O Abraço ao Taquaruçu é uma iniciativa da Associação Água Doce - Movimento de Proteção ao Taquaruçu em parceria com o Sebrae e Governança do Polo Turístico de Taquaruçu; Prefeitura de Palmas por meio Agência Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Palmas; Conselho Indigenista Missionário (GO/TO) e movimentos sociais, Rádio Comunitária Cantos da Artes e Rádio UFT FM, 96,9, escolas da comunidade do Taquaruçu e Parque Estadual do Lajeado.

O movimento também tem o apoio da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), também apoia a realização do evento.