Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante encontro estadual realizado na manhã desta sexta-feira, 26, em Palmas líderes do PSDB no Tocantins defenderam a tese que a força política e as iniciativas do partido e de seus membros em questões pontuais em defesa do cidadão tocantinense credenciam o PSDB como o melhor projeto partidário para o Estado do Tocantins. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes de todas as regiões do Estado.

Na reunião, os tucanos discutiram o papel do partido nas eleições municipais deste ano. A ideia é fortalecer cada vez mais a sigla nos municípios, em primeiro lugar, com candidaturas próprias. As alianças serão definidas de acordo com o perfil dos partidos e propostas dos aliados.

A condução do partido presidido no Estado pelo senador Ataídes Oliveira também foi outro ponto abordado pelos líderes. Presidente nacional da Juventude do PSDB e deputado estadual no Tocantins, Olyntho Neto afirmou que, apesar de pouco tempo de Senado, a liderança de Ataídes já é reconhecida por importantes nomes. “Mesmo chegando há pouco tempo no Senado, o senador Ataídes tem se destacado. Senador é um destaque no cenário nacional, referência no próprio PSDB entre os mais importantes líderes. Temos lá senadores que foram deputados, prefeitos e o senador tem conseguido lutar pelo o que é melhor para o nosso Estado, nosso País”, afirmou.

O senador participa de importantes comissões, presidiu a CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e se firma como líder no cenário estadual por, entre outros fatos, empunhar a bandeira da derrubada do aumento de impostos no Estado. Outro aspecto é a luta do senador no combate à corrupção. Desde o início de seu mandato, Ataídes alertava e apontava as soluções para o combate à corrupção no Estado e no Brasil.

A presidente estadual do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro, foi mais contundente: “O senador, por meio do partido, ingressou na Justiça aqui no Tocantins para derrubar o aumento de impostos determinado pelo governo estadual. Todos políticos criticaram, mas o senador foi quem agiu, na prática, para derrubar os impostos”. Ataídes é um homem de história de vida difícil, infância muito pobre e que se tornou empresário bem sucedido. Ela destacou ainda a capacidade técnica do senador, formado em Direito e contabilidade, ressaltando o domínio do debate tributário.

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, ao discursar em nome dos chefes do Executivo municipais, comentou a condução do partido por Ataídes. “É uma busca do fortalecimento do partido”, declarou. Em relação ao papel do partido neste ano, Otoniel foi claro: “Temos que bater de porta em porta, de cabeça erguida entrar na casa de eleitores e mostrar o que temos a fazer para melhorar o município. E em 2018, vamos recolocar o país nos trilhos”. 

“PSDB tem missão de restabelecer a ordem e fazer do partido uma alternativa para o Estado do Tocantins”, disse Pedro Rezende, ex-prefeito de Formoso do Araguaia.

Missão no Tocantins

Após 30 anos como empresário, hoje na política, Ataídes Oliveira disse entender que tem uma missão. “Tenho orgulho da minha história. Não podemos jamais perder a esperança. Para o pobre, para o mais humilde vencer na vida não é fácil. Por causa de maus políticos é muito difícil hoje ser político nesse País. Mas, é uma missão. Não podemos ficar de braços cruzados. Não vou desistir da política. Vou encarar, como estou encarando, de peito aberto”, destacou.

O papel do PSDB

Em seu pronunciamento, o presidente do PSDB Jovem de Palmas “Tucanos do Cerrado”, Cleiton Bandeira, falou da necessidade de o PSDB resgatar a força da juventude. “Resgatar a força da nossa juventude. O futuro depende de nós, dos jovens”, disse. Para Bandeira, o papel do PSDB é fundamental para novamente tirar o país desse crise econômica e política. “O PSDB é o partido da esperança, criado para tirar o país da crise, reconstruir. O partido fez bonito e, com Fernando Henrique Cardoso, tirou o Brasil da crise. Esse é o momento de buscarmos os ideais e esperança de 1988 para tirar, mais uma vez, o país dessa crise”, complementou.

Vereador em Palmas, Hiram Gomes fez registro histórico do partido e destacou a importância de líderes da sigla. Para ele, os líderes e militantes devem ir para as ruas e defender as bandeiras e ideais do partido. “Governo tucano é honesto, trabalha pelo povo, não onera os cofres públicos”, disse.

Ex-deputado estadual, Carlão da Saneatins destacou, no início de sua fala, o desempenho de Ataídes Oliveira no Senado. “O senador é um exemplo. Demonstra com grande conhecimento técnico das contas públicas desse país e, com sabedoria, atua pelo o que é melhor para o Brasil. Tem honrado o mandato de senador, o que nos orgulha muito”, afirmou.